Comissões

Comissão da Jovem Advocacia

Regimento Interno

Missão

A Comissão de Jovens Advogados, criada inicialmente como Subcomissão da Comissão de Direitos Humanos, somente fora efetivada como Comissão Permanente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, em Março de 2010 após luta constante de sua nova diretoria.

De modo geral a missão primordial da Comissão de Jovens Advogados, além da defesa do Estado Democrático de Direito e das Prerrogativas dos Jovens Advogados, é buscar a integração do Jovem Advogado no seu meio profissional e nos destinos da Ordem, fomentando o seu desenvolvimento cultural e social por meio de políticas institucionais de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Com vista nisto, buscamos servir ao Jovem Advogado nos mais diversos momentos do início de sua carreira, seja facilitando-a, seja colaborando com o seu desenvolvimento ou até fomentando o real início da Advocacia para aqueles que encontrem-se desprovidos de condições para tanto.

Desta forma, nossa missão é colaborar de todas as formas como desenvolvimento e fortalecimento dos Jovens Advogados no meio Jurídico.

Regimento Interno

Faça o download do Regimento Interno da CJA.

Calendário de Reuniões

As atividades da Comissão de Jovens Advogados serão realizadas todas as penúltimas quintas-feiras dos meses, conforme calendário abaixo.

Maiores informações, confirmações de presença ou justificativa de ausência por meio do e-mail da CJA (jovemadv@oabma.org.br) ou pelo telefone: (98) 2107-5417.

Como Participar da Comissão de Jovens Advogados

Para participar da Comissão de Jovens Advogados basta preencher o formulário abaixo, anexar currículo e protocolar junto à Secretaria da Comissão de Jovens Advogados na Sede Administrativa da OAB/MA, na Rua Dr. Pedro Emanuel, 01, Calhau.

Poderão fazer parte da Comissão de Jovens Advogados todo e qualquer Advogado, independentemente do tempo de Advocacia, que esteja em dias com suas obrigações financeiras junto a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão.

Após isto seu pedido será avaliado pela Diretoria da Comissão e dentro de 05 dias úteis você receberá comunicação sobre o andamento do processo de inscrição.

Para fazer o download do Formulário de Inscrição na CJA, clique aqui.


PROGRAMAS

Programa de Redução da Anuidade para os Jovens Advogados

Em trabalho em conjunto com a Tesouraria da OAB/MA, a Comissão de Jovens Advogados aprovou em 16 de Março de 2010 a Resolução n.º 03/2010 que institui o Projeto Advogado em Início de Carreira, que funciona como um programa de redução de anuidades para os Jovens Advogados, considerando jovem advogado aquele que possua ou venha a possuir inscrição originária na OAB/MA pelo período de até 05 (cinco) anos.

Em contrapartida para fazer jus à redução prevista neste Projeto, além de estar inscritos nos quadros da OAB/MA, pelo período máximo de até 05 (cinco) anos e não ter sido condenado em qualquer instância a qualquer das sanções disciplinares estabelecidas nos artigos 35 e ss. da Lei nº 8.906/94, o(a) advogado(a) também deverá prestar, à sua escolha e no ano anterior àquele para o qual pretende obter o benefício, quaisquer das atividades descritas na resolução 03/2010, com as quais deverá acumular, necessariamente, o mínimo de 8 (oito) pontos anualmente.

Busca-se desta forma promover a valorização e o incentivo da Advocacia e proporcionar aos seus membros condições adequadas ao exercício profissional.

Programa de Recepção aos Novos Advogados

Com a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, percebeu-se a necessidade de aproximar o Advogado cada vez mais da OAB. Verificou-se que é preciso trabalhar com os Jovens Advogados para que estes, desde o início de sua carreira, busquem os destinos do seu Órgão Representativo.

Baseados nesta idéia a Diretoria da Comissão de Jovens Advogados (2010/2012) criou o Programa de Recepção aos Novos Advogados “Conheça a OAB/MA”, que buscou a criação, em parceira com a Comissão de Comunicação Estratégica e Eventos, da Semana do Compromisso. O referido projeto trata de apresentar ao Jovem Advogado, ainda na qualidade de Compromissando, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, desde a sua estrutura física, passando pelo seu corpo humano e organizacional até chegar à sua Diretoria.

Pretende-se com isto dar-lhes maior intimidade junto à Instituição, por meio da demonstração dos valores e princípios da Ordem dos Advogados e de seu caráter essencial à Advocacia, criando assim um maior interesse daquele que acaba de ingressar no meio profissional.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.