INSS Digital

Sobre

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Direito Previdenciário, tem trabalhado desde 2017 pela implantação do INSS Digital no Maranhão. Na oportunidade, ficou acordada a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para utilização das ferramentas do Instituto para todo o Estado.

À frente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Maranhão, a advogada Cacilda Martins, após diversas tratativas com os representantes do órgão de seguridade social, conseguiu, em 2018, a instalação oficial do sistema no Maranhão. Desde então, a OAB Maranhão vem trabalhando no sentido de favorecer ao máximo os trabalhos dos advogados e das advogadas previdenciarista que se utilizam do “INSS Digital” e do “MEU INSS”.

Essa página do INSS Digital, exclusiva, no site da OAB Maranhão, facilitará todo o acesso do advogado maranhense ao Sistema. Estaremos disponibilizando notícias, links e arquivos exclusivos ao tema previdenciarista e ao INSS e suas ferramentas eletrônicas.

Essa é mais uma iniciativa da Seccional da OAB visando facilitar o trabalho do advogado previdenciarista. Soma-se a esta medida, a realização dos diversos Cursos sobre “INSS Digital” e sobre o “Meu INSS”, que está sendo ministrado em todas as Subseções da Ordem.

Observações: ATENÇÃO Advogadas e Advogados! Ao fornecerem os seus dados para o INSS Digital, favor cadastrar um e-mail válido para o sistema, ou seja, um e-mail que de fato esteja sendo usado por vocês.

É por meio do e-mail que você será notificado pela Dataprev do andamento de seus protocolos. Por isso, é imprescindível o cadastro de um e-mail ativo, e em uso pela advogada e pelo advogado, tendo em vista à burocracia gerada para a troca desta informação no sistema INSS Digital.

Agilidade no atendimento
Com a implantação do “INSS Digital”, o advogado poderá enviar do seu escritório o processo sem o seu cliente precisar ir a uma agência do INSS. Outra vantagem será a possibilidade dos processos serem analisado por qualquer unidade do INSS da Federação.

Sobre o INSS Digital
Trata-se de uma ferramenta que combina aspectos presenciais e remotos para melhorar o atendimento previdenciário à população. Visa tornar os procedimentos céleres e eficazes. Na plataforma, os profissionais vão encontrar a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS, a quem cabe reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios. Os requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários serão efetuados pelos advogados cadastrados, com a digitalização e autenticação dos documentos necessários à análise.

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