História

Com mais de meio caminho andado para o seu centenário, a OAB mostra cada vez mais vigor, na luta por Justiça e por uma advocacia forte. Criada em 1930, logo após a Revolução e no auge da Era Vargas, a entidade iniciou sua guerra contra a impunidade ainda no Estado Novo. Saiu em defesa dos presos políticos (quando foram denunciadas as atrocidades que se cometiam nos cárceres), dedicou-se com força total à campanha de Anistia e por eleições diretas (na memorável campanha das "Diretas Já!"); em 92 foi às ruas, liderando o movimento que culminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

A Ordem dos Advogados do Brasil surgiu a partir da reorganização da antiga Corte de Apelação do Distrito Federal, no dia 18 de novembro de 1930, pouco mais de um mês após a Revolução. Mas na verdade, sua história começa 87 anos antes, com a criação do IAB - Instituto dos Advogados do Brasil, em 1843. No artigo 1º dos Estatutos do Instituto estava escrito que "o fim do mesmo é organizar a Ordem dos Advogados do Brasil,em proveito geral da jurisprudência".

No Maranhão, a Ordem surgiu em 1932, com um Conselho Provisório em possado no dia 4 de abril daquele ano. O Conselho era formado pelos advogados Benedito de Barros e Vasconcelos, Luis Carvalho e João Hermógenes de Matos.

Em 1º de setembro de 1932 foi criado o primeiro Conselho definitivo, o qual ficou composto pelos advogados Luis Carvalho, Alcides Pereira, Crepory Franco, João Matos e Édson Brandão, sendo eleita, na mesma ocasião a diretoria, que ficou constituída pelos causídicos Alcides Pereira (Presidente), João Matos (Secretário-Geral) e Édson Brandão (Tesoureiro).

Atualmente com mais de 7 mil advogados inscritos, a Seccional do Maranhão conta com um total de 11 subseções, instaladas no interior do Estado, nas cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Açailândia, Chapadinha, Santa Inês, Codó e Pedreiras. Desde a sua criação, a Seccional vem valorizando o advogado e a advocacia; defendendo a melhoria das condições de trabalho dos profissionais com atuação no Estado e as prerrogativas da classe junto às autoridades, órgãos públicos e demais locais onde advogados desempenham suas atividades.

Atenta ao aprimoramento da classe dos advogados, a Ordem vem realizando, periodicamente, eventos jurídicos, promovendo o congraçamento da classe e a renovação dos conhecimento dos profissionais. A entidade tem empunhado a bandeira pela melhoria de acesso à Justiça, com vistas a garantir, aos menos privilegiados, seus direitos. Nestes últimos anos, a luta da OAB-MA ganhou ainda mais destaque e receptividade junto à sociedade, tornando-se um ponto de referência para todos aqueles que sofrem violações de seus direitos fundamentais. Com espírito de bravura, ela sempre assumindo todas as lutas por uma sociedade mais justa, fraterna, democrática e patriótica.