Palavra do Presidente

Colegas advogados e advogadas, 

Gestão compartilhada e democrática estão presentes no dia a dia na Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Maranhão. Os advogados e advogadas, por meio do Conselho Seccional da Ordem, que envolve a Diretoria, os conselheiros federais e estaduais, os presidentes das quinze Subseções e das mais de sessenta Comissões, têm participado, intensamente, das atividades da OAB-MA e, juntos, constroem o porvir.

A Diretoria definiu as diretrizes: valorização, qualificação, defesa das prerrogativas e representatividade na sociedade. Os profissionais em advocacia apoiaram e, hoje, temos uma OAB-MA mais forte e mais atuante. A Ordem voltou a ser a Casa de Todos, o Porto e o Farol do advogado. O Porto porque proporciona a segurança da terra firme, e o Farol porque indica o caminho seguro.

Os trabalhos são intensos, os dias intermináveis, as lutas constantes e os diálogos abertos e transparentes. Essa postura tem levado a importantes conquistas para a advocacia maranhense. Dentre elas: redução da anuidade em 2016 e a prática da anuidade mais barata do país em 2017 com correção apenas da inflação; atualização da tabela de honorários, que não sofria alterações desde 2012; aprovação do piso ético-salarial (3º Maior do Nordeste); a conquista do protocolo descentralizado no Estado; prioridade para sustentação oral para gestantes, lactantes e idosos; o compromisso do TRT e TJMA de construção de fraldários nos fóruns das principais comarcas do Estado; a construção e melhoria de diversas salas da OAB nos fóruns, a forte atuação da comissão de defesa das prerrogativas em todas as comarcas; a gestão itinerante; o lançamento do portal da transparência; além do grande processo de qualificação levado à advocacia maranhense por meio da Escola Superior de Advocacia.

As conquistas são inúmeras e beneficiam a todos e em todas as áreas incluindo o bem-estar do advogado por meio das ações da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. Em um ano de gestão, a diretoria da OAB-MA reafirma o seu comprometimento em ser guardiã das verdadeiras aspirações do advogado e defensores de suas garantias. É por meio do exercício da nossa profissão que protegemos o cidadão contra o arbítrio e as injustiças. Somos o profissional das liberdades; nosso ofício é o combate às injustiças; nosso dever, a proteção da pessoa humana. A valorização do advogado é indispensável ao fortalecimento do cidadão.

E como disse, é apenas um ano de gestão com muito trabalho pela frente! Sigamos focados e unidos em prol das melhorias para o advogado maranhense.

Forte abraço,
Thiago Diaz, presidente da OAB-MA

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.