28 Outubro - 2016

Por eleições limpas e propositivas

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, reafirma seu comprometimento com a sociedade civil em defender e lutar por eleições honestas e voltadas para o debate de propostas.

É notório o clamor da sociedade por um processo eleitoral em que, verdadeiramente, haja um debate de propostas concretas, factíveis e alinhadas com as necessidades das pessoas e das cidades. A sociedade brasileira está exausta de escândalos, de baixarias e corrupção durante o processo eleitoral; de mentiras, meias verdades, ofensas pessoais. Essencial é a construção de um cenário eleitoral democrático, realmente igualitário, ético, responsável, comprometido com as ideias inovadoras e projetos possíveis.

 O cidadão deve ser um fiscal do sistema eleitoral! Além de denunciar atos ilícitos e combater o Caixa 02, por meios dos inúmeros canais colocados a sua disposição, devendo analisar o comportamento e ações dos candidatos, ponderar as notícias e os fatos veiculados, buscando fontes seguras e confiáveis de informações, recebendo com cautela boatos e assuntos maliciosos, sobretudo nas redes sociais e nos aplicativos de troca de mensagens, sendo essencial que haja um dialogo com familiares e amigos sobre referências ideológicas e as condutas de todos aqueles envolvidos no processo eleitoral.

 Essa observância é salutar. A consciência dos eleitores no momento de escolher representantes é fundamental para que sejam preservadas a probidade e a ética na política brasileira, para todas as esferas de governo e em relação a todos os Poderes. O voto não tem preço, tem consequência! É preciso acabar de uma vez por todas com o que exista de mais nefasto na política e no sistema eleitoral brasileiro.

 A OAB-MA repudia todos os atos ilícitos que desestabilizam o nosso sistema político eleitoral, voltando a reafirmar pela defesa de que prevaleça o máximo de lisura nas eleições. O trabalho da Seccional iniciou com a itinerância eleitoral percorrendo 15 cidades maranhenses, contemplando os 217 municípios do Estado. Em cada Subseção foi instalado o Comitê de Combate ao Caixa 02, com vários canais de denúncia para que o cidadão se transforme em um fiscal da sociedade.

 Sim, o cidadão pode/deve fiscalizar e observar as discrepâncias entre gastos e doações declaradas pelos candidatos e partido em relação ao volume e grandiosidade das campanhas eleitorais em 2016 e é nesse sentido que a OAB Maranhão se posiciona e conclama a sociedade para participar desse ato cívico de responsabilidade coletiva e sentido democrático, agindo, todos, da forma mais ética, razoável, proba e republicana.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.