27 Abril - 2012

OAB/MA comemora 80 anos com homenagens e resgate de sua história

Em noite memorável, OAB/MA comemorou 80 anos exaltando sua histórica vocação para a luta em defesa do Estado Democrático de Direito, direitos humanos, justiça social e aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Em noite memorável, OAB/MA comemorou 80 anos exaltando sua histórica vocação para a luta em defesa do estado democrático de direito, direitos humanos, justiça social e aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. A cerimônia alusiva às oito décadas de existência da Seccional Maranhense foi comandada pelos presidentes do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, e do Conselho Seccional, Mário Macieira. Ex-presidentes receberam placas de honra simbolizando reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados à OAB/MA.

A cerimônia foi prestigiada pela  procuradora geral do Estado, Helena Maria Cavalcante, que representou o Governo do Estado; pelo prefeito de São Luís, João Castelo; o desembargador Paulo Velten, representando o Tribunal de Justiça do Estado (TJMA); o deputado Francisco Gomes, que representou a Assembléia Legislativa do Estado; o promotor Edinardo Marques, representando o Ministério Público; o desembargador Bernardo Rodrigues, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA); o desembargador Alcebíades Dantas, representando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MA); o defensor geral da Defensoria Pública do Estado (DPE), Aldir Melo Filho; o juiz Ney Belo Filho, representando a Justiça Federal, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz José Brígido da Silva Lages; os conselheiros federais Raimundo Marques,  Ulisses Sousa, Guilherme Zagallo e Caldas Góis Júnior (suplente), o presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho; o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; os conselheiros vitalícios da OAB/MA, José Carlos Sousa Silva; Carlos Sebastião Nina; José Antônio Almeida; Caldas Góis; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA), Gérson Nascimento, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Carlos Eduardo Lula; e o diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Maranhão (ECT), José de Lima Brandão.

No início da solenidade, foi feito um minuto de silêncio pelas mortes, por crime de pistolagem, do jornalista Décio Sá, morto na última segunda-feira (23/04); e do advogado João Ribeiro Lima, de Presidente Dutra, morto no início do ano após a ação de pistoleiros.

Após a execução do Hino Nacional, foi lançado por Mário Macieira, e pelo diretor dos Correios, José de Lima Brandão, o selo oficial pelos 80 anos da Seccional Maranhense que deve circular no Brasil e no exterior. Ele tem duas partes: a primeira mostra um Ipê na forma da Bandeira do Brasil e a outra, a logomarca dos 80 anos da OAB/MA.

A segunda parte da solenidade foi marcada pela apresentação de uma peça teatral que fez o resgate histórico da fundação e atuação tanto da OAB Nacional como da Seccional Maranhense frente aos momentos mais delicados do Brasil, como a escravidão negra, a instalação da República, o governo de Getúlio Vargas, a Ditadura Militar, as Diretas Já, o impeachment de ex-presidente Collor; e o posicionamento sempre firme da OAB/MA frente aos assuntos polêmicos.

Após a peça, ex-presidentes da OAB/MA e familiares dos dirigentes já falecidos receberam placas de Honra ao Mérito pelos serviços realizados na Seccional maranhense. As honrarias foram entregues por Ophir Cavalcante e Mário Macieira, intercaladamente com a vice-presidente, Valéria Lauande; o secretário geral, Carlos Couto; a secretária adjunta, Ana Flávia Vidigal; e o tesoureiro Valdenio Caminha.

O conselheiro vitalício e presidente da OAB/MA nos anos de 2004 a 2009, Caldas Góis, discursou em nome de todos os homenageados. “A OAB/MA nunca se limitou à fiscalização do exercício da profissão e à luta pelas prerrogativas dos advogados, mas foi muito mais além, lutando pelos direitos dos cidadãos, pela Justiça, pela paz social”, exaltou.

Antes dos discursos finais, foi divulgado pelo cerimonial os nomes dos advogados vencedores dos concursos de Artigo e de Fotografia alusivos aos 80 anos da OAB/MA. O primeiro lugar de Fotografia ficou com “À espera da dignidade”, de autoria do advogado Igor Martins Coelho Almeida (OAB/MA 8505); o segundo, com "Haverá futuro no meu Piquiá de Baixo?", do advogado Danilo Chammas (OAB/MA 10086), e o terceiro lugar foi para “Liberdade e Equilíbrio”, de José Magno Moraes de Sousa (OAB/MA 4226). A vencedora do concurso de Artigos foi a advogada Juliana Martins Soares (OAB n° 9.675).

VALEU A PENA – O presidente Mário Macieira, ao iniciar seu discurso, citou Mar Português, de Fernando Pessoa. “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal. Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena. Ao olhar para a nossa história, digo: valeu a pena!”, disse.  Macieira também destacou a honra de ser o 20º presidente na história da Seccional e também de ser o dirigente da instituição nas comemorações pelos 80 anos da entidade.

Por sua vez, o presidente Ophir Cavalcante cobrou das autoridades rigor nas investigações sobre o assassinato do jornalista Décio Sá. Já na saudação à OAB-MA, Ophir destacou o orgulho também de compartilhar essa data com o aniversário de São Luís, esta terra em que tantos poetas, por 400 anos, cantaram a liberdade, o sonho e a beleza de uma nação, como Gonçalves Dias, Sousa Andrade; Odylo Costa Filho,  Bandeira Tribuzi; Lucy Teixeira e Ferreira Gullar.

Durante o evento aconteceu ainda a exibição de um vídeo pelos 400 anos de São Luís; a premiação, com a entrega de medalhas e troféus, dos primeiros lugares das equipes que participaram do Campeonato de Futebol dos Advogados; show com os advogados que tiveram músicas incluídas no CD comemorativo dos 80 anos da OAB/MA e o sorteio de um carro Zero Km, entre os adimplentes com a Ordem. A ganhadora do veículo, um Gol Rock in Rio (Volkswagen), foi a advogada Olívia Castro Santos (OAB 8909).

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.