17 Fevereiro - 2017

ENCONTRO ESTADUAL DA JOVEM ADVOCACIA REÚNE MAIS DE 500 PROFISSIONAIS E ESTUDANTES EM SÃO LUÍS

Atividade aconteceu durante a presença da Caravana de Defesa das Prerrogativas na capital maranhense

A capacitação e a valorização do advogado foi o tema central do I Encontro Estadual da Jovem Advocacia, promovido pela OAB-MA, por meio da comissão de Jovens Advogados. O evento, realizado ontem (16), no início da tarde, no Hotel Luzeiros, em São Luís, contou com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, do presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, além de autoridades convidadas, conselheiros federais e estaduais, presidentes e membros de comissões, profissionais da advocacia e estudantes.
Na ocasião, Cláudio Lamachia, que falou a um público de cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes no auditório do Hotel Luzeiros, disse que a capacitação e a valorização da advocacia são dois pontos fundamentais para a profissão do advogado. Para o Presidente Nacional da OAB, “Se nós não estivermos atualizados com a legislação que tem alteração diária, se não estivermos atualizados com a jurisprudência, sem dúvida nenhuma nós estaremos perdendo”, referindo-se à necessidade da capacitação constante do advogado.
O presidente da OAB, que passou a integrar a comitiva da Caravana das Prerrogativas do CFOAB, em sua visita à São Luís durante todo o dia de ontem, afirmou ainda ser fundamental comunicar à sociedade o porquê da entidade e dos advogados defenderem tanto as prerrogativas. “Temos que, a cada novo momento, dizer o porquê da OAB e dos advogados defenderem tanto esta capacidade que nós temos, baseada em lei. As prerrogativas da profissão do advogado, expressas no artigo 7º do Estatuto da Advocacia, servem para que nós, profissionais do direito, possamos dizer aquilo que muitas vezes o cidadão comum gostaria ou necessitaria dizer a uma autoridade e não pode. Esta é a função do advogado”, disse Lamachia.
O presidente da OAB do Maranhão, Thiago Diaz, afirmou que a defesa das prerrogativas tem sido uma bandeira constante e incessante da Seccional Maranhense. “Temos um tripé na atuação da Ordem que passa pela defesa das prerrogativas, constante capacitação do advogado e valorização da classe. Em relação à defesa das prerrogativas dos advogados, temos uma comissão atuante, que só em 2016, percorreu mais de 50 municípios maranhenses”, destacou Thiago Diaz.
O presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael Rocha Júnior, falou que a OAB-MA mantem o compromisso com a jovem advocacia. “Estamos aqui hoje como advogados e não vejo nada mais honroso em defender a honra a e liberdade do cidadão. É isso que a advocacia traz para nós”, disse Misael Rocha Júnior em seu discurso, direcionando-se aos jovens advogados.