01 Setembro - 2020

SOLENIDADE DE COMPROMISSO: 100 NOVOS PROFISSIONAIS INGRESSAM NA ADVOCACIA MARANHENSE

Na tarde de ontem, 31 de agosto, a OAB Maranhão recebeu 100 novas advogadas e advogados, que firmaram o compromisso de exercer a advocacia com base no juramento da classe jurídica. Mais uma vez, a solenidade aconteceu virtualmente, pela plataforma Zoom e com retransmissão no YouTube, por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

O Presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, iniciou a solenidade parabenizando todos os compromissandos e os convidou a participar das Comissões da Ordem. “Quero vê-los fazendo parte das nossas mais de 70 Comissões, dos nossos cursos de capacitação e cuidando daquela que será a Casa de vocês”, comentou.

Em seguida, a nova advogada, Amanda Serejo Cruz, leu o juramento, repetido por todos os compromissandos. Logo após, foi feita a leitura dos nomes de cada jovem advogada e advogado. E falando sobre o significado do momento solene, assim como a importância da Ordem para a Democracia e Defesa Social, o orador do dia, Vinícius Vidal, discursou.

“Hoje, o dia 31 de agosto de 2020, representa um verdadeiro marco para o início de nossas carreiras. É a finalização de um ciclo como estudante de Direito para adentrarmos no mercado de trabalho através da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que sempre lutou pela Democracia e pela Defesa Social ao longo da história”, afirmou o orador, que também deu destaque ao papel indispensável da advocacia para a administração da Justiça e contextualizou o atual momento de inseguranças e dificuldades causadas pela pandemia.

Na oportunidade, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dihones Muniz, enfatizou que advogadas e advogados devem ter a união como um dos primeiros passos para suas carreiras. “Na OAB Maranhão, a advocacia se une desde o começo. Por isso, a Comissão da Jovem Advocacia é uma porta de entrada para a instituição. Sejam todos bem-vindos a construir uma carreira brilhante ao lado da Democracia”, explicou Muniz, que fez a leitura da Ata.

O Diretor-Tesoureiro da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, falou sobre o papel da Seccional de apoio à advocacia e de defesa das prerrogativas. “Tenham certeza que, nos momentos de maiores dificuldades, vocês terão esta instituição forte e com credibilidade para lhes dar apoio. Busquem na OAB Maranhão um braço forte de qualificação, de apoio profissional, na defesa das prerrogativas, na concessão de estrutura para que vocês possam iniciar suas carreiras. Acredito, sem sombra de dúvidas, que, no dia de hoje, temos 100 novos bravos colegas que ingressam na advocacia maranhense para continuar honrando a Ordem dos Advogados”, enfatizou Saraiva.

O presidente Thiago Diaz falou aos novos advogados e advogadas sobre a importância da Advocacia para a Democracia. “Nós, advogadas e advogados, somos indispensáveis à administração do Estado Democrático de Direito, pois não há prestação jurisdicional sem o advogado. A Advocacia é a profissão do enfrentamento, que permite o contraditório e exige o respeito da liberdade de expressão. Temos a obrigação de sermos intransigentes defensores da Democracia, pois não existe Advocacia fora da Democracia. E para estarmos cada vez mais fortalecidos, é necessário que estejamos sempre unidos. A Casa está aberta e ansiosa esperando cada um de vocês”, destacou.

Diaz também cumprimentou todo o Conselho Seccional, ressaltando sua pluralidade, com representantes de todas as Subseções do Estado. “Nosso Conselho Seccional é o mais plural que a Ordem já teve. Temos representantes de todas as Subseções do Maranhão. Essa pluralidade é importante, pois aproxima a advocacia da OAB”, finalizou.