04 Dezembro - 2019

PROJETO VISITA GUIADA LEVA NOVOS ADVOGADOS PARA CONHECER O COMPLEXO PENITENCIÁRIO SÃO LUÍS

Com a proposta de orientar jovens advogados e advogadas na realização dos procedimentos dentro do sistema penitenciário, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), levou, na tarde de ontem (03), um grupo de 08 novos advogados e advogadas para conhecer o Complexo Penitenciário São Luís em mais uma edição do projeto “Visita Guiada”.

O projeto é uma parceria da OAB/MA com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP). “Essa visita visa mostrar todos os procedimentos e normas de segurança para o advogado em início de carreira, desmistificando uma série de questões que dificultam o trabalho desse profissional dentro do sistema”, explicou o presidente da CJA, Dihones Muniz.

A visita ao complexo teve início na recepção, com a realização do cadastro e apresentação da carteira da Ordem. Em seguida, o grupo passou pela primeira entrada, por um detector de metais e, logo após, por um scanner de corpo. Todos os procedimentos foram apresentados e justificados pela equipe da SEAP, composta pelo supervisor de segurança interna, Rubens Ferreira Alves, e de alguns agentes penitenciários.

Em seguida, os jovens advogados conheceram os parlatórios e a Sala do Advogado dentro da UPR e depois foram levados até o centro de comando, onde puderam conhecer toda a estrutura de segurança montada pela SEAP para proteção de todos que atuam no sistema.

Na oportunidade, o jovem advogado Agemiro do Vale destacou a importância da visita que proporciona uma primeira experiência profissional no Complexo Penitenciário São Luís aos jovens operadores do Direito. “Participar do projeto nos ajudou muito a fazer um primeiro contato com o sistema penitenciário, especialmente aos que querem seguir a área criminal. Além disso, a visita nos proporcionou uma aproximação com o Complexo Penitenciário por meio de explicações e instruções dos próprios agentes penitenciários”, afirmou.

Para o supervisor de segurança interna, Rubens Ferreira, o projeto “Visita Guiada” tem proporcionado o estreitamento da parceria entre o sistema prisional e a advocacia. “A relação entre o Sistema Penitenciário e os advogados era áspera e conflitante, mas através da parceria firmada com a OAB/MA e por meio do projeto as relações ficaram estreitas e melhores, tendo em vista que há a construção de um diálogo”, concluiu.

A coordenadora do projeto da CJA, Themis de Jesus, disse que o Visita Guiada é um momento onde a OAB/MA oportuniza aos jovens advogados conhecerem a UPR São Luís e proporciona uma quebra de estereótipos. “O projeto é gratificante por desmitificar o sistema prisional, uma vez que muitos vão com medo, voltam confiantes e quebram a imagem de que a penitenciária é um lugar hostil, insalubre e que ‘não é para advogados’. Então, o projeto serve justamente para demonstrar à jovem advocacia que é possível trabalhar com dignidade dentro da atividade criminal”, destacou.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão da Jovem Advocacia na sede da OAB-MA.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.