21 Março - 2024

PRESIDENTE KAIO SARAIVA MINISTRA PALESTRA PARA UNIVERSITÁRIOS DO CEST EM SÃO LUÍS

Para uma plateia lotada e atenta, o Presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, ministrou a palestra “Concretização do Direito ao Acesso à Justiça e advocacia social”. A ação integra uma das diretrizes da OAB/MA que é a de aproximar ainda mais o acadêmico de Direito da prática profissional, por meio da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Além de falar sobre a importância do Acesso à Justiça, principalmente no aspecto social, conversei com os acadêmicos sobre a importância do ingresso de estagiários nos quadros da Seccional Maranhense e acessar todos os benefícios que passam pela qualificação, pela atuação junto às Comissões, pela estrutura dos escritórios compartilhados. Tudo isso ajuda na formação pessoal e profissional do advogado e da advogada”, afirmou Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA.

O presidente Kaio Saraiva foi recepcionado por uma comitiva do CEST. Entre os professores, a Vice-Reitora do CEST, Maria da Conceição Lima Melo Rolim, a Coordenadora do curso de Direito, Profª. Me. Glaucia Fernanda Oliveira Martins, e a Coordenadora do Escritório-Escola Expedito Alves de Melo, Professora Joana Damasceno Pinto Lima. “É um momento importante de fortalecimento institucional e ainda mais aproximação do meio acadêmico à Instituição que acolhe o profissional em Direito”, ressaltou a Vice-Reitora Professora Maria da Conceição.

Após a palestra, a comitiva do CEST apresentou o Memorial Expedito Alves de Melo e o Escritório Escola Jurídico que homenageia o professor Expedito. Este ano, a Instituição de ensino, que presta assistência jurídica gratuita à comunidade carente do entorno do CEST, bem como a toda a comunidade de São Luís, contribuindo para o Acesso à Justiça, enquanto direito fundamental, tema relacionado à palestra do Presidente da OAB/MA, completa 24 anos.

O Escritório-Escola conta com 22 espaços para atendimento aos clientes, sala de digitação com 12 computadores e auditório com capacidade para 50 pessoas, onde são feitas reuniões, treinamentos e ministradas palestras. A instituição é referência de estrutura, organização e na prestação de serviços à comunidade.

Campanha Anuidade Reduzida para Estagiários

O presidente Kaio Saraiva falou aos universitários também sobre a Campanha da Anuidade Reduzida Estagiários. O objetivo é incentivar o ingresso de estagiários nos quadros da Seccional Maranhense e valorizar também os estudantes de Direito que já atuam na Ordem.

A Resolução nº 02/2024 foi aprovada na Sessão do Conselho, efetivando a redução da Anuidade e das taxas de Inscrição para esse público. O procedimento pode ser feito no site da OAB/MA (na seção referente às informações sobre a Inscrição dos Estagiários).

A anuidade para o estagiário foi reduzida para R$ 99,00 (noventa e nove reais) e a Taxa de Inscrição e Documento para R$149,00 (cento e quarenta e nove reais) com duração de 272 dias.

Entre os benefícios para os acadêmicos se inscreverem nos quadros da Ordem estão o de obter a carteira da OAB/MA, um documento que permite que o estagiário possa exercer legalmente algumas atividades em conjunto com a advocacia dentre outros benefícios.

Campanha Anuidade Reduzida para Estagiários