27 Julho - 2019

Presidente da OAB Sergipe, Inácio José Krauss de Menezes, foi o Patrono da Turma de Juramento de novas advogadas e advogados da OAB Maranhão

Em solenidade realizada na tarde do dia 26/07, no auditório da OAB/MA, 65 novos advogados e 01 estagiário firmaram o compromisso de exercer a advocacia de maneira responsável e comprometida com os princípios constitucionais e com o juramento da classe. A turma de ontem teve como patrono o presidente da OAB Sergipe, Inácio José Krauss de Menezes.

Desde o início de 2018, os compromissandos são acolhidos pela Seccional Maranhense por um programa especial voltado também para a qualificação do jovem advogado. O “Bem-Vindos à Ordem”, é desenvolvido pela Comissão da Jovem Advocacia, reúne os profissionais no Plenário da Seccional, onde são apresentados à Ordem e às Comissões que desenvolvem o trabalho de aproximação da OAB com a sociedade, momento em que são convidados a participarem também deste trabalho. Para essa turma, palestraram a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Vivian Bauer, e a Procuradora Nacional das Prerrogativas, Karol Carvalho.

"Esse jovem profissional que adentra hoje ao mercado de trabalho é o futuro da advocacia maranhense. Por isso, temos sempre buscado inovar em muitos aspectos nesse processo de acolhimento desse profissional, bem como buscamos sempre oportunizar a eles vantagens que os favoreçam na entrada do mercado de trabalho e sempre os convidando a venha fazer parte desta Casa”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Após a cerimônia do “Bem-Vindos”, os compromissando são conduzidos ao auditório da OAB para a solenidade oficial de recebimento da certidão de advogado. Na oportunidade, o presidente da OAB Sergipe foi homenageado pela OAB Maranhão com uma placa de participação no evento. “Fico muito honrado em participar desta solenidade com os colegas advogados do Maranhão. A OAB Maranhão está de parabéns por esta iniciativa de bem receber o jovem profissional em advocacia”, afirmou Inácio Kraus.

Em seu discurso, o presidente da OAB Sergipe enalteceu o papel da jovem advocacia para o fortalecimento da classe. “Não se esqueçam da OAB após receberem a credencial. Defendam a sua instituição. Vocês fazem a OAB; são seu corpo e alma e têm a responsabilidade de honrar a história desta Casa”, pontuou Inácio José Krauss de Menezes.

De posse da palavra, o presidente Thiago Diaz destacou o papel da OAB diante da sociedade e convidou os novos profissionais a somarem força no fortalecimento da Ordem. “Vocês fazem parte agora desta que é considerada a instituição de maior credibilidade do país. Mais que cidadãos, vocês são agora, porta-vozes da sociedade e defensores do direito. Essa é a Casa de vocês. Participem de nossas atividades, pois uma OAB unida fortalece toda a advocacia”, disse.

Para o presidente da CJA, Dihones Muniz, esse é um formato que já deu certo. “Proporcionar essa recepção aos jovens e às jovens advogadas maranhenses é algo muito prazeroso para todos nós da Comissão da Jovem Advocacia. Esse primeiro momento de acolhida, é extremamente importante para que eles saibam que podem contar com a OAB ao longo de sua jornada na advocacia. E termos, hoje, o exemplo do Dr. Aldo Lima Filho, só nos dá a certeza de que essa forma de recebê-los já deu certo”, afirmou.

Esse acolhimento especial ao jovem advogado, com a entrega de carteiras mensalmente, é uma atividade da Ordem Maranhense da Advocacia e oportuniza aos à jovem advocacia uma percepção maior sobre o início de suas carreiras, mostrando o respeito da atual gestão com as advogadas e os advogados que estão ingressando na atividade profissional.

A integração do advogado em início de carreira com o mercado de trabalho tem sido uma das principais diretrizes de gestão da OAB Maranhão nos últimos anos e que tem se evidenciado por meio da Comissão da Jovem Advocacia, através dos mais diversos projetos desenvolvidos pela Comissão com o apoio da atual diretoria.