19 Agosto - 2021

PELA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO, ORDEM MARANHENSE LANÇA A CAMPANHA “COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS” COM 9 PONTOS ESPALHADOS POR SÃO LUÍS

Preocupada com a situação ambiental e como forma de contribuir para a melhoria deste cenário na cidade de São Luís, a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, lançou na noite de ontem, 18/08, a Campanha ‘Coleta de Resíduos Eletrônicos’, que disponibiliza pontos de coleta de resíduos eletrônicos para serem destinados a cooperativas de reciclagem e conta com o apoio de diversas instituições do estado.

“Nós conseguimos juntar todos os órgãos e instituições que possuem o interesse comum de preservar o meio ambiente. Com o apoio de vocês, estamos conseguindo efetivar nossa campanha. Essa é uma vitória não apenas para a OAB e nossos parceiros, mas para a conscientização de toda a sociedade”, discursou o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Victor Belo.

A solenidade de abertura contou ainda com a exposição da produção artística de Fábio Vidotti, artista plástico de 50 anos, que imprime em seu trabalho a preocupação com o meio ambiente. Ele utiliza resíduo eletrônico e outros materiais que seriam descartados na natureza. As obras ficarão expostas por 15 dias no hall de entrada da OAB.

Essa exposição artística foi trazida por um dos parceiros da campanha, o SESC, que deu destaque à relevância da união entre as instituições em prol da preservação do meio ambiente. “As instituições estão cada vez mais despertando para a temática da sustentabilidade. É necessário que cada cidadão tome essa responsabilidade para si e garanta que as gerações futuras tenham um planeta sustentável. E o SESC se une à OAB por meio da arte através da exposição do Fábio Vidotti”, expressou Regina Soeiro, Diretora de Programas Sociais do SESC.

Além do SESC, a Ordem conta com o apoio de parceiros, como: Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM), EMAP, TJMA, Defensoria Pública do Estado (DPE), Sistema Fiema, Universidade Uniceuma, Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), Tullios Condomínios, Eko Soluções Ambientais e Thecno Eco Ambiental.

“Sou advogada, faço parte da OAB, mas estou aqui hoje como Secretária Municipal do Meio Ambiente. Nós precisamos trabalhar com os cidadãos e cidadãs a questão da proteção ambiental, do descarte correto dos resíduos e, ao falarmos de lixo eletrônico, é necessária uma atenção redobrada. Por isso, nos colocamos à disposição da Ordem para contribuir com essa campanha”, afirmou a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Carla Lima.

Ao todo, são 9 pontos de coleta espalhados pela cidade: Sede da OAB, Fórum Desembargador Sarney Costa, Reserva do Rangedor, Reserva do Itapiracó, Condomínios da Empresa Tullios, FIEMA, DPE/MA, UNICEUMA e Parque do Bom Menino.

Podem ser descartados itens como televisores, rádios, monitores de computadores, impressoras, telefones, teclados, DVD’s, vídeo cassetes, celulares, carregadores, baterias de carro, fios, cabos, entre outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A campanha permanecerá em vigor pelos próximos dois meses.

Essa é mais uma iniciativa da Ordem Maranhense em prol da conscientização da população a respeito da proteção ambiental. No mês de junho, foi realizada uma extensa programação, envolvendo plantio de mudas na sede da Seccional, Cartilha On-line de Boas Práticas Ambientais para a Advocacia e limpeza na Ordem Marítima de São Luís.