17 Agosto - 2023

Participe do Censo da Jovem Advocacia Maranhense: Sua voz é essencial para o futuro da advocacia!

A OAB Maranhão, por meio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, lança nesta quinta-feira, 17 de agosto, o Censo da Jovem Advocacia Maranhense. A pesquisa objetiva contribuir com ações, projetos e parcerias para fortalecer a sua atuação. Clique aqui para responder e fazer a diferença! O Censo estará disponível até o dia 17 de setembro!

Quem pode participar?

Advogados(as) com até 5 anos de inscrição na OAB. Essa iniciativa tem como objetivo coletar informações para compreender as características, desafios e expectativas da advocacia em início de carreira em nosso estado.

Por que participar do Censo?

O Censo da Jovem Advocacia representa uma oportunidade única para que você possa expressar sua opinião e contribuir ativamente para o fortalecimento da advocacia no Maranhão. Ao participar, você estará colaborando para o desenvolvimento de projetos e parcerias que visam tornar a jovem advocacia mais atuante, representativa e alinhada às suas necessidades e aspirações.

Como funciona o Censo?

O Censo será realizado por meio de um questionário online, hospedado na plataforma Google Forms. O questionário é de fácil preenchimento e contém perguntas abrangentes que abordam diversos aspectos da advocacia em início de carreira, tais como áreas de atuação, desafios enfrentados, expectativas em relação à profissão e muito mais.

Anonimato e Privacidade

Garantimos que o Censo da Jovem Advocacia é totalmente anônimo e que suas respostas serão tratadas com a mais absoluta confidencialidade. Não há necessidade de se preocupar com a identificação pessoal, pois não haverá vínculo entre as respostas e informações pessoais, preservando assim sua privacidade.

Sorteio de Bolsas de Pós-Graduação

Além de contribuir com a advocacia, sua participação no Censo também lhe oferece a chance de concorrer a 5 (cinco) bolsas de pós-graduação de Advocacia Eleitoral oferecidas pela Escola Superior de Advocacia da OAB Maranhão (ESA/MA), desde que responda o censo e esteja adimplente com suas obrigações junto à Ordem. O sorteio será realizado de forma independente das respostas fornecidas no censo, garantindo assim a imparcialidade do processo.

Divulgação dos Resultados

Os resultados obtidos por meio do Censo serão utilizados para produção de relatórios e análises estatísticas que serão divulgados de forma agregada e anônima. Essa transparência assegura que todos os participantes possam ter acesso aos insights e descobertas resultantes da pesquisa.

Como Participar?

Para participar, basta acessar o link do Censo que estará disponível no período de 17 de agosto a 17 de setembro.

Colaboração das Comissões Especializadas

Para garantir uma abordagem inclusiva e abrangente dos temas relacionados à pesquisa, o Conselho Estadual da Jovem Advocacia Maranhense contou com a colaboração das Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, Comissão de Sociedade de Advogados, Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Comissão de Direito Notarial e Registral e a Comissão de Direito Digital. As contribuições dessas comissões foram fundamentais para a produção das perguntas que integram este Censo.

Registro em Cartório para Garantir Transparência e Publicidade

Visando assegurar total transparência e publicidade ao Censo da Jovem Advocacia Maranhense, informamos que todo o processo foi devidamente registrado em cartório. O registro em cartório é uma medida adicional que adotamos para garantir a integridade do censo, bem como para proporcionar aos participantes a segurança de que o levantamento de dados está sendo conduzido de acordo com as normas legais e éticas.

O registro do censo em cartório visa resguardar os interesses tanto da instituição realizadora do censo quanto dos participantes, demonstrando o compromisso em conduzir a pesquisa de forma transparente, imparcial e dentro dos padrões éticos necessários. Isso reforça nosso comprometimento em tratar os dados coletados de maneira confidencial e protegida, bem como em divulgar os resultados de forma agregada e anônima, preservando a identidade dos participantes.

Acreditamos que a transparência é fundamental para promover a credibilidade do Censo da Jovem Advocacia Maranhense e, ao registrar o censo em cartório, estamos reafirmando nosso compromisso com os(as) advogados(as) em início de carreira e com a OAB do Maranhão.

A participação de cada um (a) de vocês é essencial para que o Censo da Jovem Advocacia Maranhense seja um sucesso. Sua voz é fundamental para que possamos construir uma advocacia mais forte, unida e representativa em nosso estado.

Participe e ajude a traçar um panorama claro e objetivo sobre as demandas da jovem advocacia maranhense. Sua contribuição fará a diferença!

Dúvidas ou Informações Adicionais

Caso tenha dúvidas ou necessite de informações adicionais sobre o Censo da Jovem Advocacia, não hesite em entrar em contato conosco através do e-mail ceja.oabma@gmail.com. Estamos à disposição para ajudar em tudo que for necessário.

Agradecemos desde já sua colaboração e esperamos contar com a participação de todos (as) nesta importante iniciativa!

Atenciosamente,
Diretoria do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB Maranhão