20 Setembro - 2021

ORDEM MARANHENSE MARCA PRESENÇA NO X ENCONTRO NACIONAL DE PRERROGATIVAS, EM PERNAMBUCO

Buscando ações em defesa das prerrogativas e do livre exercício profissional da advocacia, a Seccional Maranhense, representada pelo vice-presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia, Frederico Duailibe, participou do X Encontro Nacional de Prerrogativas, na Sede da OAB Pernambuco. O encontro aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, em formato híbrido, e foi promovido pela OAB Nacional.

Ao longo do evento, além dos painéis temáticos e mesas de debate para discutir diferentes aspectos das prerrogativas da Advocacia, foram identificados diversos problemas em relação ao balcão virtual, gabinete virtual e ocorrências em redes sociais. Houve ainda a proposta de criação de uma Procuradoria de Defesa da Mulher Advogada, iniciativa da Conselheira Federal e Conselheira Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernanda Marinela.

“Foram dois dias muito proveitosos e de intensos debates em prol da advocacia que elevaram a participação da defesa das prerrogativas em todo país. A Classe maranhense pode ter a certeza que não mediremos esforços para defender as prerrogativas de cada advogada e advogado do nosso Estado e estamos atuando para combater qualquer tipo de violação”, pontuou Frederico Duailibe.

Ainda no Encontro, foram debatidos temas referentes à reabertura do Judiciário, questões relacionadas às perícias médicas com o objetivo de garantir à advocacia o direito de acompanhar seus clientes nas perícias.

Por fim, foi publicada a Carta de Recife com os encaminhamentos para as ações em defesa das prerrogativas. As propostas serão levadas ao presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e ao Pleno do Conselho Federal.