07 Fevereiro - 2020

OAB/MA REALIZA I COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS COMISSÕES DA JOVEM ADVOCACIA

Na busca constante pela integração, valorização e fortalecimento da jovem advocacia maranhense, é que ao longo de todo o dia de ontem, 6, na OAB Maranhão, os 17 presidentes de Comissões da Jovem Advocacia, da Seccional Maranhense da Ordem, estiveram reunidos e debatendo pautas em favor do profissional em início de carreira durante o I Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia – (CJA) da OAB/MA.

Organizado pela Comissão da Jovem Advocacia, da OAB Maranhão, o evento foi prestigiado pelo presidente da Seccional Maranhense, Thiago Diaz; pelo diretor tesoureiro, Kaio Saraiva; pelo presidente da CAAMA, Diego Sá; pelo diretor geral da ESA, Professor Antônio Gaspar; pelo Conselheiro Federal, Yuri Brito; pelo Conselheiro Estadual e Coordenador Geral Adjunto das Comissões da OAB/MA, Marcelo Bruno; pela vice-presidente da CAAMA, Cristiane Ribeiro; pela vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia e presidente do Centro Integrado da Jovem Advocacia (CIJA), Leda Raquel; e pela presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Mariana Berredo.

Dihones Muniz, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, comentou sobre a integração promovida na reunião. “O Colégio de Presidentes da Jovem Advocacia veio para integrar toda a jovem advocacia do Maranhão através das lideranças das subseções, que são os nossos presidentes das comissões. De maneira que eles venham conhecer como funciona a sistemática do Sistema OAB e, assim, transmitir aos jovens advogados nas subseções, como funcionam os projetos desenvolvidos, a experiência no Congresso Nacional e saber o que está acontecendo nas subseções. Esse evento é a realização de um sonho. Nós queremos que os jovens advogados se sintam, de fato, valorizados”, destacou.

Durante o evento, o presidente Thiago Diaz destacou também bandeiras importantes e que, segundo ele, precisam ser debatidas entre a jovem advocacia do Maranhão, como a redução da cláusula de barreira para participação das chapas da OAB, além de conquistas, como o fim do sistema de pontos. “A redução da cláusula de barreira é importante ser discutida, assim como o Sistema Eleitoral da OAB. Precisamos desenvolver, aprimorar e debater com a jovem advocacia, que é tão representativa”, pontuou.

Diaz destacou ainda a importância da aproximação da OAB com suas Subseções por meio da jovem advocacia. “Estar próximo e ouvir aqueles que representam a Jovem Advocacia do Estado são dois dos principais objetivos da atual gestão da OAB/MA. Desta forma, o encontro marca um importante momento da Seccional, que discute a importância do processo de interiorização e estreitamento das relações entre seus diversos setores a nível estadual”, afirmou.

O tesoureiro Kaio Saraiva, comentou sobre a conscientização do nivelamento de honorários e da visibilidade do trabalho da Advocacia Maranhense. “Estamos trabalhando para termos maior visibilidade da Advocacia, para garantir um bom exercício profissional. Além disso, precisamos ter conscientização do nivelamento dos nossos honorários, que deve ser feito por cima. Por isso, é importante estarmos engajados. É um grande passo para a construção de uma advocacia cada vez mais fortalecida”, complementou.

Na oportunidade, presidentes das CJA’s falaram sobre a importância do momento, que permitiu conhecer a realidade de cada Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, assim como analisar e replicar o bom trabalho feito na Seccional.

“Para mim, é muito importante discutir dentro de um colegiado, pois é uma oportunidade de tentar nivelar o trabalho feito na Seccional com o trabalho de cada subseção, pois esse é o nosso intuito como comissão: proporcionar ao jovem advogado a possibilidade de trabalhar, uma vez que, apesar das dificuldades, nós temos mercado”, afirmou a presidente da CJA de Caxias, Routineia Saraiva.

“As comissões jovens representam mais de 50% da advocacia do nosso Estado. E, ao longo dos últimos anos, temos buscado trazer pautas para a valorização daqueles que estão em início de carreira. É um momento único que mostra o quanto queremos, cada vez mais, estar sincronizados com as ações que estão sendo desenvolvidas. O dia é de vocês, da jovem advocacia”, finalizou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Participaram do I Colégio de Presidentes da Jovem Advocacia, os presidentes das CJAs das subseções de:Açailândia - Andressa Serejo dos Santos Vieira, Bacabal – Márcio Lima Silva, Balsas – Joicy Luana Ribeiro da Silva, Barra do Corda – Emilly Danielly Gomes Araújo, Barreirinhas - Edilson Pinho de Freitas Filho, Caxias – Rutineia Dias Paulo Saraiva, Chapadinha – Rodrigo Mendes de Souza, Codó – Tiago Moreira Gonçalves, Estreito – William da Silva Fonseca, Grajaú – Danilo Costa Silva, Imperatriz – Antonio Jefferson Sousa Sobral, Pedreiras – João Rodrigo Cruz Sales, Pinheiro – Ibrahim Corrêa Conde, Presidente Dutra – Jadson Santos Dantas, São João dos Patos – Hildenguedson Ribeiro Dias, Timon – Patrícia Barbosa Araújo dos Santos

Saiba Mais
A missão primordial da Comissão da Jovem Advocacia, além da defesa do Estado Democrático de Direito e das Prerrogativas dos Jovens Advogados, é buscar a integração dos advogados que estão em início de carreira no seu meio profissional e nos destinos da Ordem, fomentando o seu desenvolvimento cultural e social através de políticas institucionais de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Com vista nisto, buscamos servir aos recém-inscritos advogados nos mais diversos momentos do início de sua carreira, seja facilitando-a, seja colaborando com o seu desenvolvimento ou até fomentando o real início da Advocacia para aqueles que necessitam de condições para tanto.