10 Agosto - 2022

OAB/MA PROMOVE AÇÃO PARA ORIENTAR ADVOCACIA SOBRE AS PRERROGATIVAS DA CLASSE

Em homenagem ao mês da advocacia, a OAB/MA, por meio da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado e da Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas, realizou nesta terça-feira, 09 de agosto, uma ação a fim de orientar a advocacia a respeito de suas prerrogativas e fundamentar a defesa da Classe pela Ordem.

O evento ocorreu em 9 lugares: Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Tribunal de Justiça Federal do Maranhão, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Tribunal Regional do Trabalho, Fórum de São José de Ribamar, Fórum de Raposa, Fórum de Paço do Lumiar, Fórum Astolfo Serra e Fórum Desembargador Sarney Costa.

O presidente Kaio Saraiva participou da ação no Fórum Desembargador Sarney Costa e destacou a sua importância.
“Essa é uma das ações que marca o nosso compromisso com as Prerrogativas da Classe, levando orientação e alertando que elas não podem ser violadas por quem quer que seja, estão em lei. É nosso direito”, reforçou Kaio Saraiva.

A ação obteve resultados positivos, pois atingiu advogadas, advogados e servidores da área jurídica promovendo a ampla divulgação dos meios de contato para denúncias das violações de prerrogativas da advocacia e a aproximação entre as comissões presentes e os profissionais da área.

Para a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo, a divulgação foi de grande importância.

“As prerrogativas são um direito da Classe e devem ser respeitadas por todos. Nenhum advogado pode abrir mão delas, pois isso garante o pleno exercício da profissão. A ação que fizemos teve como objetivo dialogar com a classe e reforçar que a OAB está vigilante para que nenhuma das prerrogativas seja violada”, afirmou Sandra Macedo.

Participaram da ação a diretoria da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado representada por Sandra Macedo, presidente da Comissão; Ângelo Calmon, vice-presidente da Comissão e Ivane Rodrigues, Secretária Geral da Comissão. Estiveram presentes também os membros da Comissão: Elton Rodrigues, Igor Caldeira, Flávia Rodrigues, Dionaton Farias, Samya Kelly Cardoso, Hilton Cardoso, Joel Aguiar, Carlos Zelvane, Soraya Bastos e Thiago Caldas.