28 Setembro - 2020

OAB/MA PARTICIPARÁ DE EXTENSA PROGRAMAÇÃO PARA DEBATER A SITUAÇÃO DA PESSOA IDOSA NA SOCIEDADE

Durante toda esta semana, diversas instituições da sociedade civil realizam a Semana do Idoso com extensa programação para debater as posições ocupadas pela pessoa idosa no cenário social, além de valorizar e conscientizar a todos sobre a importância e contribuição delas para a sociedade.

A OAB Maranhão, por meio da Comissão Estadual da Pessoa Idosa, participará dos debates e eventos com o intuito de contribuir para a mudança do olhar, postura e dos conceitos sobre essas pessoas que tanto contribuem para a história e desenvolvimento de todos nós.

A programação da Semana do Idoso será iniciada nesta terça-feira (29), às 09h30, com a Reunião de Trabalho “Gerenciamento de riscos nas instituições de longa permanência para idosos”, promovida pelo Ministério Público do Maranhão, a ser realizada no auditório das Promotorias de Justiça da capital.

Ainda na terça-feira (29), a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos do Maranhão (CEDIMA) e Rede de Proteção e Defesa do Idoso (RENADI-MA) promovem o debate virtual “1º de outubro: Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso”, que terá como tema “Sistema Prisional e a Pessoa Idosa”. Ele será transmitido via Youtube, pelo canal Direitos Humanos Maranhão, às 17h.

O debate terá como mediadora Déborah Cartágenes, Conselheira Federal e presidente da Comissão Estadual da Pessoa Idosa da OAB/MA, e como debatedoras Adriana Raquel, assistente social e perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), e Camila Portela, supervisora de ações para o combate à tortura da SEDIHPOP.

Já no dia 01 de outubro, às 08h30, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão promoverá, em sua sede, o evento “Valorizando quem valoriza” destinado à homenagem de pessoas e instituições que atuam na defesa e proteção da pessoa idosa, incentivando o protagonismo e dignidade dessa parcela da população.