30 Agosto - 2022

OAB/MA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO MARIA DA PENHA E DO APLICATIVO SALVE MARIA MARANHÃO

Ao longo da gestão, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão atua no desenvolvimento de ações e projetos que fortalecem o combate à violência contra a mulher.

A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, e a presidente da Comissão do Direito e da Advocacia Militar, Ana Saraiva, participaram do lançamento da Operação Maria da Penha e do novo aplicativo Salve Maria Maranhão.

“A OAB/MA participou ativamente das reuniões para melhoria do aplicativo Salve Maria ao longo dos meses de julho e agosto e, agora, é uma grande satisfação em ver esse lançamento. Esta, é mais uma das várias as ações desenvolvidas e apoiadas pela Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil”, afirmou Tatiana Costa. .

Para a presidente da Comissão do Direito Militar, Ana Saraiva, "A Comissão de Direito Militar teve uma importante participação na solenidade de apresentação do aplicativo. Acompanhamos casos, juntamente com o a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, no que tange policiais que também sofrem e cometem violência familiar. Essa iniciativa da PMMA fortalecerá ainda mais a atuação na prevenção dessas vítimas de violência, suporte que salvará muitas vidas", expressou.

O novo aplicativo Salve Maria e a Operação Maria da Penha integram o projeto da Secretaria de Segurança Pública. Na ocasião a Comandante de Segurança Comunitária, a tenente-coronel Edhyelem Santos, apresentou os dados dos cincos anos da Patrulha Maria da Penha no Maranhão (PMP) e uma pesquisa do perfil das mulheres atendidas pela PMP, assim como os autores de agressão. Dados estes que têm guiado as operações e ações da PMMA no enfrentamento à violência contra a mulher.

A Operação Maria da Penha é desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cujo âmbito é nacional e tem por finalidade concentrar esforços integrados e coordenados das Policiais Militares e Civis estaduais para o desenvolvimento de ações de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A operação teve início no dia 29/08/2022 e se estenderá até o dia 27/09/2022.

Aplicativo Salve Maria Maranhão

O novo aplicativo Salve Maria Maranhão é uma valiosa ferramenta no enfrentamento da violência contra a mulher no Estado, dando maior dinamismo e rapidez ao atendimento. Com um botão de emergência que utiliza a localização do aparelho celular interligado direto com o 190, com a ocorrência de violência sendo um atendimento prioritário.

Participaram da solenidade, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Silvio Leite; a Secretária da Mulher, Célia Salazar, o Comandante-geral, Coronel Emerson Bezerra; o Delegado Adjunto Operacional, Lúcio Reis; a Coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CODEVIM), Kazumi Tanaka; a 1ª Secretária-geral da Defensoria Pública, Cristiane Marques, entre outras autoridades civis e militares.