16 Maio - 2023

OAB/MA MOBILIZA PLENÁRIA PARA DISCUTIR SOBRE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na manhã desta segunda-feira (15), a OAB/MA, por intermédio da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, promoveu o Seminário, Diálogo e Conversa sobre o 18 de maio – Dia Nacional de Conscientização sobre Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em 2023, na sede da Ordem.

O objetivo do evento foi debater formas para alertar a sociedade sobre os altos índices de crimes desta natureza e combater o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio é marcado pela memória e luta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data, instituída em 2000 pelo projeto de lei 9.970/00, faz referência ao “Crime Araceli”, quando uma menina de 8 anos foi cruelmente assassinada por jovens de classe média alta no ano de 1973, em Vitória (ES). Permanecendo, infelizmente, impune até hoje.

Em virtude disso, na semana do dia 18, acontecem em todo o Brasil diversas atividades de mobilização da sociedade com foco no debate, prevenção e combate à estas violências. A campanha tem como símbolo uma flor amarela, que busca trazer à lembrança os desenhos da primeira infância, além de associar a figura à fragilidade de uma criança.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Fundação AMA, membros de Organizações da Sociedade Civil, além de outras Associações.

Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.