13 Março - 2024

OAB/MA LANÇA CAMPANHA PARA REDUZIR ANUIDADE E TAXAS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM

A OAB/MA lançou uma Campanha para incentivar o ingresso de estagiários nos quadros da Seccional Maranhense e valorizar também os estudantes de Direito que já atuam na Ordem.

A Resolução nº 02/2024 foi aprovada na Sessão do Conselho, efetivando a redução da Anuidade e das taxas de Inscrição para esse público. O procedimento  pode ser feito no site da OAB/MA (na seção referente às informações sobre a Inscrição dos Estagiários).

“Essencial é que esse acadêmico de Direito, desde cedo, tenha acesso à instituição e todos os benefícios que passam pela qualificação, pela atuação junto às Comissões, pela estrutura dos escritórios compartilhados. Tudo isso ajuda na formação pessoal e profissional do advogado e da advogada”, afirmou Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA.

“Avaliamos financeiramente e foi possível ofertar esse benefício para o estagiário e estagiária interessados em ingressar nos quadros da Ordem. Essa medida vai além do pagamento, passa pelo crescimento profissional”, disse Mariana Berredo, Diretora Financeira da OAB/MA.

A Resolução nº 02/2024 reduz a anuidade para R$ 99,00 (noventa e nove reais) e a Taxa de Inscrição e Documento para R$149,00 (cento e quarenta e nove reais) com duração de 272 dias.

Entre os benefícios para os acadêmicos se inscreverem nos quadros da Ordem estão o de obter a carteira da OAB/MA, um documento que permite que o estagiário possa exercer legalmente algumas atividades em conjunto com a advocacia. Dentre elas:

• Retirar e devolver autos em cartório e assinar a carga respectiva;
  • Obter certidões de peças ou autos de processo findos ou em curso junto aos escrivães e chefes de secretarias;
  • Assinar petições de juntada de documentos a processos administrativos ou judiciais;
  • Elaborar peças, emitir guias e obter certidões;
  • Digitalizar processos, fazer cópias, protocolos, consultas e outras diligências;
  • Comparecer em atos extrajudiciais;
  • Verificar o andamento de processos, acompanhar julgamentos e atuar como preposto em audiências;
  • Receber procuração ou substabelecimento;
  • Distribuir memoriais;
  • Postular em órgão do poder Judiciário e juizados especiais;
  • Acessar os cursos promovidos pela ESA/MA;
  • Participar dos eventos esportivos promovidos pela CAAMA.