05 Junho - 2019

OAB Maranhão participa da solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de São Luís

A OAB Maranhão, por meio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, participou da solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente, no último dia 4 de junho, às 14h30, na sede da Semmam (Renascença). Organizada pela Semmam, a solenidade contou com as palestras "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável" e "O processo de profissionalização de resíduos sólidos em São Luís", que abordaram os avanços conquistados na área da coleta de resíduos, implementada na atual gestão municipal, esta última proferida pela presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Representando a Seccional Maranhense da Ordem o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Victor Belo de Sousa, avaliou a importância de a OAB estar presente em momentos como este de defesa do meio ambiente. “A presença da OAB neste ato é fundamental na medida em que a Ordem possui, entre suas atribuições previstas no Estatuto, a defesa da Constituição Federal,  que em seu Art. 225 “assegura a todos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, tendo como alicerces o principio do desenvolvimento sustentável e o principio da solidariedade intergeracional”. Por isso, a OAB, como defensora da Constituição e da boa aplicação das leis ambientais, está hoje aqui colaborando com este importante debate para nossa sociedade e para o meio ambiente", destacou.

Na oportunidade, a titular da Semmam, Maluda Fialho, destacou a iniciativa como uma importante estratégia no processo de educação ambiental da população. "Os problemas ambientais só serão superados quando mudarmos nossos paradigmas e com uma ação conjunta entre o poder público, todos os setores da sociedade e o engajamento da população. A proposta da Prefeitura para Semana do Meio Ambiente é de uma programação que leve as pessoas a refletirem como podem contribuir com a preservação do meio ambiente. É um convite a serem partícipes da gestão do nosso bem maior: os recursos naturais" observou a secretária Maluda Fialho.

O Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado todo dia 5 de junho, desde 1972, por conta da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ideia da data é alertar a população para a importância da preservação dos recursos naturais e para a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a proteção do meio ambiente.

As atividades da Semana do Meio Ambiente da Semmam se encerram na próxima sexta-feira, 07, com a Palestra “A importância da preservação do meio ambiente” Palestrantes: Adaias Ataide e Janaque Pacinho – Coordenação de Educação Ambiental da SEMMAM e com Plantio de mudas nativas.