22 Agosto - 2016

OAB-MA RECEBE DA CAJE ESTUDO COMPARATIVO DOS JULGADOS DA TURMA RECURSAL NOS ANOS DE 2015 E 2016

Comissão apresentou ao presidente relatório de atividades, regimento interno, estudo da turma recursal de São Luís e requerimento para criação da Comissão Nacional de Juizados Especiais

Integrantes da Comissão de Acompanhamento nos Juizados Especiais (CAJE) estiveram no último dia 16, reunidos do plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) para apresentar ao presidente Thiago Diaz um relatório de atividades da Comissão no primeiro semestre deste ano. Na oportunidade, foram apresentados também o regimento interno da Comissão, um estudo comparativo entre os julgados do primeiro trimestre da Turma Recursal de São Luís nos anos de 2015 e 2016, e ainda um requerimento para a criação de uma Comissão, nacional de Juizados Especiais.

O presidente Thiago Diaz parabenizou os advogados pelo trabalho e destacou a importância do relatório para a OAB. “Sei do trabalho que deu para realizar este estudo. Sei que foi muito cansativo, e quero realmente agradecer a vocês. Este relatório é muito importante para a OAB porque precisamos dele para embasar as ações que pretendemos tomar em prol dos advogados que militam nos juizados que vocês representam hoje na Comissão de Juizados”, afirmou.

Sobre a criação da Comissão Nacional de Juizados Especiais, o presidente da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais, Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, aponta que “as Turmas Recursais são compostas por 3 Juízes de primeiro grau e, sobre as questões de fato e relativas a legislação federal, eles têm a última palavra nos processos; haja vista que, dos acórdãos ali proferidos, não cabe recurso ao STJ. Por isso, não há unidade nacional, na interpretação da Lei Federal, quando da tomada dessas decisões. Ademais, a advocacia não tem assento no Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE) e não participa da elaboração dos importantes enunciados ali formulados. Por esses e outros motivos, é tão importante a criação da Comissão Nacional”, destacou ele.

Já a vice-presidente da CAJE, Cristiane Rose Soares Ribeiro, destacou o papel da comissão na atual gestão. “Nosso trabalho é pioneiro na OAB, visto que nunca tinha sido feito um trabalho comparativo entre as turmas recursais, nem a apresentação destes relatórios semestrais”, afirma. Ela aponta ainda a importância das Comissões da OAB criarem seus regimentos. “Nosso regimento interno passou por uma atualização e esperamos que seja aprovado pelo Dr. Thiago. É muito importante que as comissões tenham seu regimento para que possam pautar os seus trabalhos”, finalizou Cristiane Rose.

O estudo comparativo entre os julgados do primeiro trimestre da Turma Recursal de São Luís e o requerimento para a criação de uma Comissão Nacional de Juizados Especiais serão apresentados no fim do mês de agosto ao Conselho Federal da OAB, na Procuradoria Nacional da Defesa das Prerrogativas e também no Conselho Nacional de Justiça. Com a apresentação deste relatório e solicitação para a criação da Comissão Nacional de Juizados Especiais a OAB Maranhão dará um importante passo no cenário nacional em virtude da amplitude e abrangência que tem os juizados em todo o Brasil, sendo a primeira Seccional a solicitar a criação de uma Comissão Nacional, baseada em relatórios e estudos comparativos.