26 Agosto - 2019

NOVAS ADVOGADAS E ADVOGADOS SÃO RECEBIDOS PELA OAB/MA EM MAIS UMA EDIÇÃO DO BEM-VINDOS À ORDEM

Na manhã desta segunda-feira (26), a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, promoveu mais uma solenidade de recepção a novas advogadas e advogados, na sede da Seccional maranhense, com o objetivo de apresentar a estrutura disponibilizada pela OAB/MA e também reforçar o papel da instituição para o fortalecimento da classe advocatícia no Maranhão.

A programação iniciou com o projeto ‘Bem-vindos à Ordem’, que possibilitou um momento de interação, troca de experiências e também conhecer um pouco da história de renomados profissionais do mercado jurídico. Esta edição contou com a presença do Conselheiro Federal da OAB/MA, Daniel Blume, e do palestrante e ex-presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB/RN, Nicácio Carvalho.

O Conselheiro Federal, Daniel Blume, destacou um pouco da sua experiência profissional e falou da importância dos profissionais vencerem seus medos e enfrentarem os desafios que lhes serão impostos. “Ontem, era eu que estava cheio de dúvidas, esperanças e medo. Ao mesmo tempo, com coragem para enfrentar a vida e a profissão. Hoje, enquanto profissionais, precisamos honrar a confiança que a advocacia do Maranhão nos depositou, pois nós temos a responsabilidade de unir a classe advocatícia deste país”, reforçou Daniel.

Nicácio Carvalho, ex-presidente da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB/RN, apontou que o advogado sempre foi visto como profissional que concentra uma cultura muito forte. “O advogado sempre foi visto como um profissional que precisa ter um conhecimento muito amplo sobre música, literatura, cultura e vários outros assuntos. E isso permanece. É preciso ampliar o nosso olhar e estarmos atentos ao que o mercado pede para não ficarmos engessados em um modelo mecânico de advocacia”, frisou.

Logo após, as novas advogadas e advogados participaram da solenidade de compromisso, onde fizeram o juramento profissional e receberam as certidões que autorizam o seu exercício profissional diretamente das mãos do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

“É dever e obrigação da advocacia brasileira estar ao lado da sociedade em busca de soluções para os problemas deste país. A Ordem, ao longo de sua história, tem sido guardiã da cidadania. Vocês, novos advogados e advogadas, saem daqui com a missão de bem cumprir seu papel. Tenham altivez na atuação profissional e retidão na conduta ética”, destacou Thiago Diaz, destacando a importância da advocacia para o Brasil.

O novo advogado, José Carlos Santos Rodrigues, destacou a alegria e importância de fazer parte desse momento e dos seus projetos para o futuro na nova carreira. “Esse momento consagra uma jornada de muito estudo e dedicação, partilhada por nossos familiares. É muito bom poder celebrar mais essa conquista junto a eles. Para o futuro, agora vou me especializar na área em que eu escolher, mas tendo sempre em mente a importância do advogado para a construção de uma sociedade democrática”, afirmou José Carlos.