15 Agosto - 2023

Mês da Advocacia: OAB/MA REALIZA O I CONGRESSO DO BAIXO PARNAÍBA

Em celebração ao mês da Advocacia, a OAB/MA, por meio da Escola Superior de Advocacia, e em parceria com a Subseção de Chapadinha, realizou o I Congresso do Baixo Parnaíba com o tema  “Os desafios e caminhos da advocacia exponencial”. O evento foi realizado nos dias 10 e 11  de agosto, no auditório da Subseção Chapadinha. 

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, proferiu a palestra magna intitulada “Oratória e Sustentação Oral”. A atividade, que integra a diretriz de interiorização e qualificação da gestão, também fez parte da programação do Dia da Advocacia. 

“Nossa meta é alcançar, por meio da qualificação, o advogado e a advogada mais distante da sede. Essencial é a capacitação para uma atuação profissional com excelência”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.   

Para o presidente da Subseção Chapadinha, Lourival Soares. “A presença e o trabalho da OAB/MA no interior do Estado é um apoio estrutural que faz a diferença para o exercício da profissão", explicou Lourival. 

Presente no Congresso, o acadêmico de Direito, Rafael Maier, expressou a importância de eventos como esse para a qualificação da advocacia e dos estudantes de Direito. “A palestra do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, sobre Oratória e Sustentação Oral nos mostrou o caminho a seguir para fortalecer a nossa atuação”, comunicou.

Na mesa de abertura do I Congresso do Baixo Parnaíba, estiveram presentes, o vice-presidente da Subseção, Oberdan Galvão; as presidentes das Comissões da Subseção: , Érica Gonçalves (presidente da CMA); Pollyanna Gonçalves (presidente da Comissão das Famílias); e a integrante da Comissão de Direito Previdenciário, Geisa Cavalcante.  

I Congresso Jurídico do Baixo Parnaíba 

Foram oito painéis com a participação de diversos presidentes das Comissões da OAB/MA. Entre os temas abordados:  Juiz de garantias - a perspectiva e o impacto na Legislação Penal Contemporânea, com o presidente da Subseção de Chapadinha, Lourival Soares; Desbravando Novos Caminhos: como jovens advogados podem alcançar o sucesso em nichos específicos, com Antônia Leonida; Marketing e limites da publicidade na advocacia, com Mauro Ferreira; Aspectos práticos da regularização fundiária urbana, com  Ronyara Brito; O impacto do respeito às prerrogativas da advocacia para o exercício da profissão, com Sandra Macedo; Protocolo de Gênero: como aplicar na prática da advocacia, com Nathusa Chaves e, para encerrar, Técnica jurídica e habilidades comportamentais como complementares na advocacia 4.0, com Marco Aurélio Jr.

Conferência Estadual da Mulher e da Advogada

No final do mês, acontece a II Conferência Estadual da Mulher e da Advogada, que  reunirá profissionais da área de todo o país e dos municípios maranhenses. São cinco eixos de debates que contemplam temáticas como: A importância do protocolo para julgamento com  perspectiva de gênero e raça como instrumento de Justiça, Perspectivas do direito antidiscriminatório no mercado jurídico, a atuação da advocacia feminina no Tribunal do Júri, Gestão de escritório e Prerrogativas e o direito fundamental à Felicidade.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas no site da OAB/MA. A organização é das Comissões da Mulher e da Advogada, de Promoção da Igualdade Racial, da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, com o apoio da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.