21 Junho - 2021

INTEGRAÇÃO, VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA JOVEM ADVOCACIA FORAM AS PALAVRAS DE ORDEM DO II COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS CJA’s

Todos dias, a OAB Maranhão trabalha para que a advocacia tenha melhores condições de exercer sua profissão. E por saber das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, principalmente em início de carreira, a Seccional tem um olhar especial para a jovem advocacia. Assim, para discutir o que tem sido feito e pensar em soluções para as atuais necessidades das jovens advogadas e advogados em todo o estado, a Ordem Maranhense realizou, ao longo da última sexta-feira, 18/06, o II Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia (CJA).

Com participação de todos os representantes da CJA da sede e das subseções do Maranhão, o evento elencou pontos como qualificação, defesa das prerrogativas, anuidade, benefícios, estrutura e interiorização da Ordem. Cada subseção trouxe as necessidades da jovem advocacia de sua região para o debate, principalmente em virtude da pandemia. Após ouvidas as ponderações dos temas, foi feita a assinatura da Carta do II Colégio de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia, reunindo as solicitações necessárias, que será encaminhada ao Conselho Seccional.

“As dificuldades da jovem advocacia refletem as dificuldades da advocacia em si. Com a pandemia, parece que zerou tudo. E a OAB Maranhão, sempre muito atenta e sensível, discute os temas mais urgentes com foco a essa parte da Classe que inicia sua carreira. A advocacia do Maranhão tem voz e tem vez. E nosso II Colégio de Presidentes da CJA vem com o objetivo de impulsionar contribuições significativas aos recém-inscritos advogados e advogadas nos mais diversos momentos do começo de sua profissão”, iniciou o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional Maranhense, Dihones Muniz.

O Colégio já virou tradição na OAB, marcando um grande momento de representatividade da jovem advocacia nos quadros da Ordem, como destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz. “Esse é o primeiro evento que fazemos de forma presencial na OAB Maranhão após a vacinação já ter iniciado e avançado em algumas cidades. Fazemos isso pelo simbolismo e pela representatividade que tem a jovem advocacia. Representatividade quantitativa e qualitativa no estado do Maranhão pela efetiva participação da jovem advocacia dentro do sistema OAB e em todos os aspectos do sistema de Justiça. Queremos demonstrar nossa especial atenção e preocupação às dificuldades pelas quais passa a jovem advocacia no estado do Maranhão e no Brasil nesse momento tão difícil”, discursou Diaz.

Tal preocupação com as jovens advogadas e advogados está materializada em diversos benefícios criados pela Diretoria da Casa a fim de dar suporte e fazer com que a jovem advocacia possa continuar a desenvolver seus trabalhos nesse momento difícil. Alguns desses benefícios, como a instalação dos escritórios compartilhados, salas de atendimento, que já existem em São Luís e algumas subseções e serão ampliadas a todo o estado, foram citados pelo Diretor-Tesoureiro da OAB, Kaio Saraiva, ao longo do Colégio.

“Nessa Casa, sempre buscamos meios de fortalecer a advocacia e facilitar o acesso das advogadas e advogados no mercado de trabalho, pois sabemos e compreendemos todas as dificuldades enfrentadas. Nossa atenção especial à jovem advocacia é para que cada advogada e advogado em início de carreira possa concorrer em pé de igualdade com todas e todos. Esse é o motivo do nosso olhar com tanto carinho para essa parte da Classe. E tenho certeza que seguiremos assim, como uma OAB democrática, que trabalha pela jovem advogada, pelo jovem advogado”, explicou Saraiva.

Os representantes das Comissões de Subseções presentes no Colégio se colocaram à disposição para contribuir com todas as ações da OAB em prol da advocacia, como conta a mais nova advogada da Ordem, Carla Regina Lisboa Cavalcante, representante da Subseção de Barreirinhas. “Esse é o meu primeiro Colégio. Sou recém-aprovada no Exame de Ordem e estou aqui para contribuir com todos vocês. Vamos somar forças pela jovem advocacia maranhense”, pontuou a advogada.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (Ceja), Amanda Glauca, o Colégio se concentra no presente da jovem advocacia do estado. “Muito se fala em futuro da advocacia. Mas hoje, nós pautamos o presente da jovem advocacia maranhense. Estamos aqui para cuidar do presente de cada jovem advogada e advogado de nosso estado”, destacou Amanda Glauca.

Na parte da tarde, as discussões seguiram a todo vapor. Um dos pontos de destaque foi o trabalho de capacitação e interiorização da OAB. O Diretor-Geral da ESA Maranhão, Antônio Gaspar, destacou que, em 2019, a Escola chegou a todas as subseções presencialmente, através de uma série de cursos para capacitar a advocacia e, em especial, as advogadas e advogados e em início de carreira. Com a chegada da pandemia, os cursos presenciais precisaram ser interrompidos, mas a ESA se adaptou ao novo cenário e continuou a promover capacitação de modo on-line, oferecendo conteúdos diversificados por meio virtual, dentre palestras e cursos online, com a participação de profissionais renomados de todo o país.

Ainda no Colégio, houve a participação de presidentes de outras comissões da Ordem, como a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Alynna Almeida; o presidente da Comissão de Coaching Jurídico, Marcos Aurélio Costa; e a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa, que apresentaram os trabalhos de suas respectivas comissões, além de contribuir com o diálogo. A vice-presidente da CJA, Lêda Raquel, e a presidente da Subseção de Imperatriz, Márcia Cavalcante, também estiveram presentes no evento.