13 Junho - 2022

INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ADVOCACIA: OAB/MA REALIZA II COLÉGIO DE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES EM CAXIAS

Parceria entre as subseções e compromisso com a advocacia maranhense de todo o estado marcaram o II Colégio de Presidentes de Subseções, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA), em Caxias, na última sexta-feira, 10.

O colégio reuniu os presidentes e representantes da Diretoria das 17 subseções do Maranhão para definir caminhos a serem percorridos pela advocacia, além do fortalecimento e valorização das advogadas e advogados no estado, principalmente no interior.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, destacou a importância da parceria e compromisso junto à advocacia maranhense. “É fundamental a integração de ações, troca de conhecimento para juntos superarmos os desafios que a advocacia enfrenta. Nessa reunião, nós encontramos, juntos, caminhos com soluções práticas e bons resultados”, afirmou Kaio.

Presentes no Colégio de Presidentes, a Escola Superior de Advocacia (ESA) apresentado o balanço dos cinco primeiros meses do ano, e o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA (TED). Os setores foram representados, respectivamente, pelo presidente da ESA, Antônio Gaspar, juntamente com o coordenador da pós graduação, Marcelo Carvalho; e o presidente do TED, Mauro Henrique Ferreira. Durante o conselho, esteve presente também a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Sandra Macedo, toda a diretoria da OAB/MA: Tatiana Costa (vice-presidente), Gustavo Mamede (secretário-geral), Vandir Fialho Júnior (secretário-geral adjunto) e Mariana Berredo (Tesoureira), Conselheiros Federais, Seccionais e presidentes de Comissões da OAB/MA.

No Colégio de Presidentes, foram debatidos a importância das Subseções padronizarem as atribuições dos procedimentos de instrução dos processos disciplinares e a atribuição com treinamento prévio, pelo relator Mauro Henrique Ferreira, presidente do TED. Durante o conselho, houve apresentação de relatórios e discussões sobre o fortalecimento da advocacia como ações que envolvem: Relatório das Jurisdições das Subseções - Situação da Comarca de São Pedro de Água Branca, ampliação do atendimento pelo balcão virtual nos plantões regionais do 1º e 2º grau, atendimento nos canais remotos para a advocacia, padronização da expedição de alvarás judicias em todas as Comarcas, entre outras temáticas.

O Colégio de Presidentes segue pelo estado ao longo de 2022. Após São Luís e Caxias, ficou definido de que o terceiro encontro será na cidade de Barra do Corda, em setembro deste ano.