05 Maio - 2022

ESTRUTURA PARA ADVOCACIA: OAB/MA ENTREGA SALA DA ADVOCACIA ‘BENEDITO FERREIRA LEMOS’ EM PEDREIRAS

Em clima de comoção e muito reconhecimento pela trajetória do advogado Benedito Ferreira Lemos, a OAB/MA entregou mais uma sala para advocacia. Desta vez foi em Pedreiras com a presença dos presidentes da OAB/MA, Kaio Saraiva, da Subseção de Pedreiras, Eduardo Ferro, da Escola Superior de Advocacia, Antônio Gaspar, do juiz titular da Vara do Trabalho de Pedreiras, Leonardo Ferreira, e dos familiares do homenageado.

Para o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, “o momento é de reconhecer e valorizar a memória de cada advogada e advogado que construíram a história da Ordem ao longo de 90 anos”. “A história do Dr. Benedito Lemos é incentivadora para a advocacia, deixando um legado de um grande mestre” afirmou Eduardo Ferro, presidente da Subseção de Pedreiras.

Em depoimentos emocionados, a viúva e filha do dr. Benedito Lemos, Sra. Fátima Lemos e a filha Jaqueline Lemos, agradeceram a homenagem e falaram sobre a história do marido e pai. “Era um amante da advocacia, das suas ações, foi a advocacia aquela que significou a sua maior vocação e também instrumento na realização do seu propósito de vida: servir aos que mais necessitavam”, falou a Sra Fátima Lemos.

A filha Jaqueline falou sobre o amor pelo conhecimento e poesia. “Era um excelente orador, fã dos sonetos, mas não se furtava em beber na fonte da poesia moderna. Era irremediável em sua busca por conhecimento: lia sobre política, religião, filosofia, ciência e sociedade e cultura”, lembrou.

Sobre Benedito Lemos

Dr. Benedito Ferreira Lemos é natural de Pedreiras – MA, onde iniciou sua educação e lá cursou todo o primário. Bacharelou-se em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís em 1964. Obteve monção de destaque no curso de Administração Tributária da Escola de Administração de Recife (PE), em 1972. Articulista do Jornal do Povo de São Luís -MA. Desempenhou funções administrativas no Departamento de Estradas de Rodagem do Maranhão, no Cotonifício Cândido Ribeiro e na Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás). Foi Procurador Autárquico Federal concursado pelo DASP e a serviço do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Professor Decano, por concurso, do Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ministrou com maestria as disciplinas de direito Agrário, Previdenciário e Municipal, deixando o legado de um grande mestre reconhecido por fino trato com seus alunos.