05 Maio - 2022

EM PARCERIA COM A OAB SUBSEÇÃO PEDREIRAS E COM A JUSTIÇA DO TRABALHO, ESA REALIZA O IV CAFÉ COM ADVOCACIA E MINICURSO

Para uma plateia atenta e focada nas alterações do Direito Trabalhista, o juiz titular da Vara do Trabalho de Pedreiras, Leonardo Ferreira, ministrou a capacitação que apresentou as principais alterações para esta área por meio do IV Café com Advocacia e Minicurso.

Os presidentes da OAB/MA, Kaio Saraiva; da Subseção de Pedreiras, Eduardo Ferro; e o diretor da Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana, Antônio Gaspar, participaram dos trabalhos.

Kaio Saraiva falou da recente atuação da Ordem em conjunto com outras instituições para garantir o funcionamento das varas do Trabalho de Açailândia, Timon e Pedreiras. Para o presidente, esse é o papel da Ordem, garantir o acesso à Justiça do cidadão e ambientes de trabalho com segurança e dignidade para a advocacia. “A Justiça do Trabalho é instrumento da democracia em um país continental e desigual e que a manutenção do funcionamento dessas Varas Trabalhistas é imprescindível para o cidadão, para a economia e para a nossa sociedade”, afirmou.

O presidente da OAB Subseção Pedreiras, Eduardo Ferro, falou sobre a importância da atualização do profissional em Direito com a realização do Café com Advocacia. “A existência das leis trabalhistas é essencial para que os direitos e deveres tanto dos trabalhadores como dos contratantes sejam claros, não havendo prejuízo para nenhuma das partes durante o período de duração do vínculo empregatício e acompanhar a atualização dessas novas leis é essencial para o profissional”, afirmou. Na ocasião, foi apresentada à classe, a presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista de Pedreiras, a advogada Mirela Sampaio.

Atuação da ESA

O diretor da Escola Superior de Advocacia, Antonio Gaspar, falou sobre a prestação de um trabalho eficiente por meio da atualização profissional. “Além de contribuir para uma sociedade mais forte e justa”, acrescentou.

No mês passado, no Colégios de Presidentes, a ESA apresentou os resultados de janeiro a abril. Foram 12 eventos ministrados na capital e nas Subseções, de maneira presencial e online, o que resultou em 54 horas em aulas e 2.633 inscritos. “Importante também que os presidentes das Subseções indiquem os delegados da ESA para que possamos atuar de maneira ainda mais presente no interior”, afirmou.

Cursos Ofertados

No planejamento da ESA para 2022, são mais de 15 qualificações nas mais variadas áreas de maneira híbrida, online e presencial. “A ESA está à disposição para que possamos atender todo o Maranhão por meio das Subseções”, afirmou Lilianne Saraiva.

Entre os cursos ofertados estão: Oficina de Prática do PJe, Preparatório para o Mestrado da UFMA , Prática Trabalhista, Palestra sobre Recursos e Sustentação Oral, As mudanças da nova Lei de Licitações, Comércio Eletrônico, entre outros. Para saber mais, acesse o site da ESA.

Em seis anos de gestão, os cursos ofertados pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MA chegaram intensamente de maneira presencial nas Subseções. Foram mais de 16 mil advogados certificados pelos diversos cursos (inclusive o PJe) oferecidos pela Escola Superior de Advocacia nas mais diversas temáticas, além da oferta de cursos gratuitos de Pós-Graduação em três áreas de atuação: Criminal, Trabalhista e Previdenciário.