27 Janeiro - 2020

EM DEFESA DA ADVOCACIA E PELO FIM DA MOROSIDADE NA CONTADORIA JUDICIAL PRESIDENTE THIAGO DIAZ SE REÚNE COM PRESIDENTE DO TJMA

Na manhã de hoje, 27, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, esteve reunido com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo, e com o presidente eleito da Corte, Lourival Serejo, para tratar da demora dos processos na Contadoria Judicial que, atualmente, estão com tempo de espera de 8 a 10 meses.

“Há uma reclamação muito grande por parte da advocacia no tocante à demora do andamento de processos, por conta da falta de contadores que façam cálculos simples e que deem celeridade no andamento dos processos. Essas reclamações vêm principalmente da advocacia militante no Fórum. Expusemos a situação ao presidente do TJMA que se comprometeu em verificar com urgência essa situação”, destacou o presidente Thiago Diaz.

Outras duas questões levadas pela OAB foi a instalação de novas unidades judiciais nas comarcas maranhenses e o funcionamento do alvará eletrônico, este último tema, debatido no começo do ano passado entre a Seccional da Ordem e o Tribunal, que este ano se tornou realidade e tem beneficiado tanto os advogados, quanto os jurisdicionados.

“Reunião muito proveitosa onde pudemos tratar temas bem relevantes que afetarão de maneira muito ampla a advocacia e o jurisdicionado. Temos buscado trabalhar de forma incansável para que a advocacia maranhense possa ter condições de executar o seu mister de forma plena”, pontuou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Na oportunidade, os presidentes debateram sobre o projeto “Digitalizar Já” da CGJ-MA, que a OAB apoia e está pleiteando um espaço exclusivo no Fórum de São Luís para incentivar a advocacia maranhense a digitalizar os seus processos, além de tratarem da questão dos juízes das garantias.

Ao final do encontro, o desembargador Joaquim Figueiredo falou da política institucional adotada pelo Tribunal de Justiça de sempre estar aberto ao diálogo com os órgãos que compõem o sistema de Justiça, para que os temas relevantes de interesse dos jurisdicionados estejam sempre na pauta do dia. A reunião contou também com a participação do diretor geral do Tribunal de Justiça.