27 Outubro - 2022

Conselho Seccional da OAB/MA convoca advocacia da Baixada para desagravo em Pinheiro

A valorização da mulher advogada e da classe será, mais uma vez, reafirmada pelo Conselho Seccional da OAB/MA, que realiza desagravo em Pinheiro na próxima sexta-feira, 28/10, às 10h, em frente à Delegacia Regional. O ato é em solidariedade aos advogados e professores, Betty Maria Matos Aroucha e Mariano Muniz Neto.

A ação integra as diretrizes do fortalecimento do Sistema de Prerrogativas da Advocacia Maranhense da gestão do presidente Kaio Saraiva. Ele reafirmou o seu comprometimento com a valorização de cada advogada e advogado do Maranhão. “Não vamos tolerar qualquer desrespeito ou ato de violência contra a advocacia”, informou.

O ato foi aprovado pelo Conselho Seccional da OAB/MA e envolve a Subseção Pinheiro, por meio do presidente Rutterran Martins, a Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Comissão da Mulher e da Advogada e toda a classe advocatícia e acadêmicos de Direito. "É importante a participação de todos para que possamos, em uma manifestação legítima, reafirmar a importância do papel do profissional”, afirmou Rutterran Martins.

Entenda o caso

As agressões aconteceram na noite de sexta-feira (21) e foram registradas em vídeo por moradores da região. A vítima estava acompanhada pelo advogado Mariano Muniz Neto. Os dois voltavam para São Luís, onde moram, quando se envolveram em um acidente de trânsito, sem gravidade e que não envolvia o policial, no centro de Pinheiro.

Atuação das Comissões da OAB/MA

A Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado e a Comissão da Mulher e da Advogada atuam diretamente no caso. No dia 24 de outubro, as presidentes das duas Comissões, Sandra Macedo e Nathusa Chaves, respectivamente, foram à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/MA) para cobrar celeridade na instauração do Processo Administrativo Disciplinar sobre o caso. “Cobramos a instauração do processo e seguiremos acompanhando todas as possíveis ações e desdobramentos civis e criminais”, afirmou a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, explica a preocupação do que já pode ter com outras mulheres na região. “Se ele agrediu uma advogada no meio de tanta gente que registrava a violência, imagina o que não fez com outras pessoas ao se colocar como autoridade policial, que foge de seu dever como profissional”, comunicou.

O quê: Ato de Desagravo em Pinheiro em repúdio às agressões sofridas pelos advogados e professores Betty Maria Matos Aroucha, e Mariano Muniz Neto.
Quando: 28/10 (sexta-feira)
Local: Em frente à Delegacia Regional de Pinheiro, Centro.