09 Dezembro - 2019

CONSELHO ESTADUAL DA JOVEM ADVOCACIA FAZ BALANÇO DE ATIVIDADES DE 2019

Na última sexta-feira (06), o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) promoveu a última sessão do ano de 2019 para avaliar suas atividades desenvolvidas ao longo desse primeiro semestre desde a sua criação, ocorrida no mês de agosto.

A última sessão deste ano foi marcada pelo ajuste de itens do planejamento do Conselho para o ano de 2020 e a discussão de propostas que serão apresentadas ao presidente da Ordem, Thiago Diaz, em prol da ampliação de benefícios da Jovem Advocacia.

“Este primeiro semestre de atuação foi bem positivo, os conselheiros estão bastante atuantes, trazendo as demandas de suas regiões e projetos bem significativos. Para que possamos garantir o sucesso das nossas reuniões e ainda ampliar a participação dos conselheiros, vamos fazer algumas mudanças para viabilizar o acesso de todos”, destacou Mariana Berredo, presidente do CEJA.

Em resumo ao semestre de atividades, o Conselho apresentará ao presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, dois projetos que visam atuar de forma mais próxima na fiscalização de direitos da advocacia e ampliar a participação da Jovem Advocacia na Ordem.

Um deles é a criação de uma coordenação para fiscalizar sobre aviltamento de honorários e publicidade indevida e o outro projeto refere-se à paridade entre conselheiros jovens e os conselheiros estaduais, para que os primeiros tenham assento no Conselho e consigam presidir comissões que são presididas apenas por conselheiros estaduais.

Além disso, o Conselho Estadual da Jovem Advocacia está desenvolvendo o planejamento de uma campanha nacional relativa à publicidade para que seja levada para o próximo Colégio Nacional, previsto para o primeiro semestre de 2020, em Florianópolis. Cada seccional é responsável por levar um projeto para que sejam mudados os artigos referentes à Publicidade no Código de Ética da advocacia.

Atualmente, o Conselho é composto por 38 conselheiros que representam diversas partes do Estado e são responsáveis por identificar demandas e apresentar projetos que melhorem as condições de trabalho e garantam a representatividade da Jovem Advocacia.

O calendário de atividades do Conselho recomeçará em fevereiro, sendo este o prazo final para os conselheiros apresentarem novas propostas e também para a diretoria da OAB se posicionar acerca dos projetos apresentados. A mudança prevista será a realização das reuniões a cada dois meses em vez de encontros mensais, para possibilitar o acesso de todos os conselheiros, principalmente os que atuam em municípios mais distantes da capital.

A vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Amanda Mesquita, que presidiu essa última sessão reforçou a importância do alinhamento de ideias para continuar a luta em prol dos jovens profissionais. “Esse encontro representou um momento para avaliação do que já foi feito e alinhamento de alguns pontos para o ano de 2020, além de nos confraternizarmos com os nossos conselheiros”, reforçou Amanda Mesquita.