25 Junho - 2021

COMPROMISSO COM A DEFESA DAS PRERROGATIVAS DA CLASSE É REFORÇADO DURANTE A PRIMEIRA REUNIÃO DA NOVA GESTÃO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA, DEFESA E PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA

"Seremos voz viva da advocacia em relação à defesa das prerrogativas em todo o Estado”, foi assim que o novo presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia, Gustavo Mamede, iniciou a primeira reunião para apresentar os focos de atuação da Comissão no que diz respeito ao planejamento para a garantia das prerrogativas da Classe. A reunião aconteceu na última quarta-feira, 23 de junho, em formato híbrido, com a presença de 7 membros na sede da OAB e 45 membros de forma virtual. 

Para cumprir essa missão, a Comissão conta com mais de 40 membros, que estão distribuídos em subcomissões temáticas e coordenações para dinamizar o trabalho e torná-lo cada vez mais interiorizado, levantando a bandeira do respeito pela advocacia em todas as regiões do Maranhão a partir de um plano de prazos, ações e de metas.

Logo no início do encontro, Mamede fez um panorama da atual fase pela qual a advocacia está passando e de como a Comissão atuará, de forma veemente, em defesa das prerrogativas da Classe nas mais diversas áreas do Direito. Nesse sentido, de acordo com o advogado, o diálogo será instrumento base nas atividades desenvolvidas pela equipe.

“Será uma mudança compartilhada por todos nós. Eu estou entrando para somar, multiplicar. O trabalho será descentralizado. Nós vamos ficar mais próximos. Vivemos em um momento que a Classe clama por proteção, temos inúmeras situações para atuar em defesa da advocacia. E vamos combater todas as injustiças feitas contra a Classe através do diálogo, do papel, com representações, levando essas situações aos órgãos superiores. A advocacia precisa se sentir amparada por nossa Comissão”, afirmou Gustavo Mamede.

O trabalho do ex-presidente da Comissão, Raimundo Everardo Jr, que agora assume o papel de Assessor Especial da Comissão, também foi destaque ao longo da reunião e citado pelos membros da Comissão. Os integrantes pontuaram ainda as conquistas do setor de prerrogativas nos últimos anos, principalmente no momento difícil de pandemia, no qual os trabalhos não pararam e o interesse em continuar levando benefícios para as advogadas e advogados maranhense permaneceu, através de um setor cada vez mais profissionalizado para atender as demandas da Classe.

“É uma honra estar nessa reunião. O Everardo deixou saudades e um grande legado. Mas mudanças são necessárias e tenho certeza que continuaremos caminhando no sentido de trazer benefícios para a Ordem. Estarei sempre à disposição da Classe e lutando pela defesa das prerrogativas em todos os momentos”, expressou a vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Silvana Rubim.

Sobre esse compromisso de estar em defesa das prerrogativas, cada membro da comissão se colocou à disposição para contribuir e apresentar as situações vividas pela advocacia em suas respectivas áreas.

Por fim, Gustavo Mamede apontou as primeiras ações já realizadas, tais como a reunião com o Secretário de Segurança Pública do Maranhão e com o Corregedor-Geral de Justiça. Mamede delegou ainda a criação da subcomissão para elaboração do regimento interno e da criação da revisão do manual da advogada e advogado, que estarão sob responsabilidade das advogadas Anny Lamara e Joszy Sampaio, respectivamente.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.