14 Junho - 2023

COMISSÕES DA OAB/MA DEBATEM COM ADOLESCENTES A IMPORTÂNCIA DE SEREM CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS

A OAB Maranhão, por meio das Comissões da Jovem Advocacia e de Direitos Humanos, promoveu um diálogo com estudantes de escolas públicas de São Luís e do município de Santa Helena sobre a importância deles desenvolverem sua personalidade cientes de seus direitos básicos. São dois projetos: o ‘OAB/MA nas Escolas’ e ‘Crianças e Adolescentes com Direitos’, desenvolvidos pela CJA e CDH, que têm como foco orientar jovens para a vivência dentro dos parâmetros da democracia.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Erik Moraes, esteve no município de Santa Helena dialogando com adolescentes do Instituto Estadual do Maranhão. Dentre os temas abordados estiveram os valores de uma vida com cidadania, com respeito à dignidade humana, à diversidade e à pluralidade de ideias. “Debatemos sobre questões possíveis de serem vivenciadas, distante das drogas e da violência, sempre com o enfoque nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA”, explicou o presidente.

Em São Luís, a Comissão da Jovem Advocacia esteve presente no Centro de Ensino Poeta Cunha Santos com palestras conduzidas por advogados(as) voluntários(as). Temáticas importantes e já vivenciadas pelos adolescentes como vulnerabilidade social; violência; preconceito racial; a maternidade precoce e suas consequências; leis trabalhistas; defesa do consumidor; os principais artigos da Constituição Federal, entre outros temas foram levados para o debate.

Os projetos vêm se modernizando desde a sua criação, acompanhando a evolução do conceito de cidadania. Se antes bastava o pleno exercício dos direitos políticos e civis, que foram subtraídos da sociedade por longos anos, hoje o jovem está em busca de um sistema de educação de qualidade; oportunidade no mercado trabalho; acesso ao serviço de saúde e disponibilidade de transporte de qualidade, além de políticas socioambientais centradas na valorização da sociedade. Há também - entre os estudantes - maior demanda por esportes, lazer e cultura.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.