25 Julho - 2022

COMISSÕES DA OAB MARANHÃO PROMOVEM TRABALHO CONJUNTO QUE FAVORECE A INSERÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS NA ADVOCACIA

Receber a tão sonhada carteira da Ordem dos Advogados do Brasil é um sonho que muitos almejam e que tem se tornado realidade a cada ano no Maranhão. Nesse ponto, a Seccional Maranhense da Ordem, por meio das Comissões de Seleção e Inscrição e de Estágio e Exame de Ordem, tem desenvolvido um trabalho célere que tem contribuído na habilitação de novos profissionais para o mercado.

Em seis meses de trabalho conjunto dessas comissões, foi oportunizado a 1214 novos advogados e advogadas exercerem seu pleno direito de advogar.  A Comissão Permanente de Exame e Estágio de Ordem analisou 1459 processos, a maioria, pedidos de expedição de aprovação de exame de ordem, documento essencial para o deferimento de inscrição de novos advogados.

“Nosso trabalho consiste, dentre outras atribuições, verificar a documentação referente à conclusão do curso superior, e aprovação em exame ordem para que os bacharéis em Direito possam postular a inscrição de advogado e de advogada”, explicou o presidente da Comissão, João Bispo Serejo Filho.

Nesse mesmo processo, a Comissão de Seleção e Inscrição tem o trabalho de estudar, emitir parecer sobre os pedidos de inscrição nos quadros da Ordem, apreciar os processos, verificando os casos de impugnações, impedimentos, licenciamento ou cancelamento de inscrição, mas, principalmente verificar o efetivo exercício profissional por parte dos inscritos e emitir os votos pelo deferimento do processo quando este se encontra dentro das formalidades que a nossa legislação exige.

“É um trabalho voluntário, mas em prol da classe, e buscando sempre acolher com grande empatia os nossos jovens. Sabemos das grandes dificuldades deste início de carreira, no atual contexto. Fizemos, em tempo recorde, já nesse primeiro semestre de gestão, a entrega de mais de mil carteiras da Ordem. E a cada solenidade que acontece, é sempre gratificante olhar nos olhos das pessoas e perceber quão felizes estão, cada sorriso, cada discurso, cada história de superação, cada evolução, as emoções que transbordam no olhar”, afirmou a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Patrícia Santiago.

Dos 1459 processos certificados pela Comissão de Exame e Estágio de Ordem foram emitidas e entregues 1214 carteiras pela Comissão de Seleção de Inscrição distribuídas em 1092 inscrições definitivas; 79 inscrições suplementares; 27 transferências e 16 de estagiários.

“Parabenizar o trabalho realizado por nossas Comissões de Exame de Ordem e de Seleção e Inscrição em nome de todos os advogados e advogadas que contribuem de forma abnegada na celeridade de julgamento desses processos o que favorece o fortalecimento da Ordem e consequentemente da nossa classe”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.

Atualmente, a OAB Maranhão organiza e executa os processos de realização do Exame de Ordem no estado, em São Luís e na Subseção de Imperatriz. Há atualmente um pedido para a realização do processo de Exame de Ordem na Subseção de Caxias, que beneficiará toda a região dos Cocais.