21 Agosto - 2023

Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB Maranhão participa de visita ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira

No último dia 17de agosto, A OABMA, por meio da Comissão de Direito Marítimo e Portuário-CDMP, foi recebida pela equipe da Vale no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira localizado no Complexo Portuário de São Luís-MA. A atividade fez parte da agenda da Comissão no mês da Advocacia.

A apresentação do projeto e inovações da empresa foi conduzida pela gerente de Offshore, Claudia Mendes, entre os representantes da Vale, Marcos Tadashi, Ernildo Santos e Ícaro Ferreira aos membros da OAB/MA presentes.

O TMPM é um porto privado com profundidade natural de mais de 26 metros, e permite a atracação de navios graneleiros de grande porte, sobretudo os Valemax. Fazem parte do complexo, além dos terminais da VALE (Pier I, II, III e IV) o porto público do Itaqui, administrado pela EMAP e do Consórcio de Alumínio do Maranhão, ALUMAR.

Localizado à margem leste da Baia de São Marcos, o porto movimenta produtos como manganês, pelotas e principalmente o minério de ferro trazido do projeto Serra dos Carajás, no Pará.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários-ANTAQ, o TMPM é líder em movimentação de carga, entre os terminais de uso privado. A excelência em atuação do terminal está ligada também a posição geográfica na região do Arco Norte, sendo referência internacional para todo o setor portuário e do comércio exterior brasileiro.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.