09 Junho - 2023

Com a presença dos mais renomados juristas de Direito Ambiental do país, OAB/MA finaliza o Congresso Brasileiro da Advocacia Ambiental

Com destaque ao papel fundamental do advogado na proteção do meio ambiente, foi finalizado o Congresso Brasileiro da Advocacia Ambiental da OAB/MA. O evento, realizado nos dias 6 e 7 de junho, no auditório da Seccional, reuniu os mais renomados juristas de Direito Ambiental do país.

A organização do Congresso foi da OAB/MA, por meio da ESA/MA, das Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a OAB Nacional e a OKAH Ateliê de Conteúdos.

“Foram dois dias de muito aprendizado destinado à classe que atua ou possui interesse na área. Esse é um de nossos principais compromissos: capacitar a advocacia nos mais diversos campos do Direito. É essencial que o advogado conheça o direito ambiental não apenas para a sua exclusiva função de cidadão, mas também como conhecedor da ordem jurídica e como agente ativo da proteção ambiental”, discursou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Dividido em 6 painéis, o Congresso contou com 23 palestrantes que discutiram temas desafiadores para o mercado imenso da advocacia e que, a cada dia que passa, exige mais debate, troca de experiência e conhecimento das questões ambientais.

“O evento foi um grande sucesso, pois conseguimos reunir profissionais gabaritados para falar de questões relevantes da advocacia ambiental que, juntos, promoveram fortes debates”, comunicou o diretor-geral do Congresso, Samir Jorge Murad.

Durante o Congresso, a advocacia pôde ampliar seus conhecimentos sobre o exercício regular da profissão em múltiplas vertentes dentro do mercado de trabalho do Direito Ambiental, além das relações do tema com o Poder Público. O auditório da Ordem foi palco de painéis como: Advocacia Ambiental; Espaços Protegidos; Responsabilidades Ambientais; Licenciamento e Judicialização; Município e Meio Ambiente; Poder Judiciário e ES.

“O papel do advogado na proteção do meio ambiente é enorme. O advogado atua de uma forma preventiva e eficaz, sendo o primeiro juiz da causa. É fundamental que o advogado, cada dia mais, conheça o direito ambiental não apenas para a sua exclusiva função de cidadão, mas também como conhecedor da ordem jurídica e para ajudar na proteção ambiental”, explicou o coordenador científico do evento e diretor da OKAH Ateliê de Conteúdo, Flávio Ahmed.