26 Maio - 2021

CERIMÔNIAS DE COMPROMISSO: 56 NOVAS ADVOGADAS E ADVOGADOS FORAM HABILITADOS PELA ORDEM MARANHENSE

Na OAB Maranhão, a semana iniciou com um elenco novo de advogadas e advogados que firmaram o compromisso de exercer a advocacia pelo juramento da classe jurídica. Ao todo, foram 56 profissionais habilitados pela Ordem para atuação no mercado de trabalho através de duas cerimônias, realizadas nos dias 24 e 25 de maio, em formato presencial e on-line, respectivamente.

A primeira cerimônia ocorreu na tarde da última segunda-feira, 24/05, de forma presencial, na qual foram respeitadas todas as regras sanitárias de combate à Covid-19. Na oportunidade, a OAB deu boas-vindas a 7 compromissandos e 2 estagiários.

Já na segunda solenidade da semana, desta vez totalmente virtual, 47 novos profissionais das cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Estreito, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês participaram da cerimônia. O evento foi transmitido pelo canal oficial da OAB Maranhão no YouTube.

Nos dois dias de compromisso, as jovens advogadas e advogados puderam conhecer mais sobre o sistema OAB a partir do Bem-Vindos à Ordem, momento em que o presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Dihones Diniz, apresenta o trabalho da Seccional e transmite conselhos valiosos aos profissionais em início de carreira.

Logo após o Bem-Vindos, iniciou-se a solenidade, com membros da Diretoria e Comissões da Seccional. Os compromissandos puderam fazer o juramento da Classe e ouviram com atenção a leitura da ata, o discurso dos oradores, e do presidente Thiago Diaz, que deu destaque ao legado da OAB e da importância da advocacia para a sociedade.

“A Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição na qual a sociedade brasileira acredita, sobretudo nos momentos mais difíceis, como este em que estamos passando. Ao longo de seus 90 anos de história, a Ordem soube ser porto e farol, servindo de bússola para cada cidadão e cidadã brasileira e de toda a advocacia. Tanto no Maranhão, quanto nas outras Seccionais, a OAB sempre esteve, está e estará cumprindo com rigor aquilo que vocês acabaram de jurar: a defesa da Constituição, a defesa da boa aplicação das leis, da paz social, dos direitos humanos. E dentro dessa premissa, posso dizer que o compromisso de cada um dos senhores e das senhoras é, a partir de hoje, defender o Estado Democrático de Direito”, destacou Diaz.

O Diretor-Tesoureiro da Seccional, Kaio Saraiva, falou sobre os serviços que a OAB disponibiliza para a classe desenvolver seu mister da melhor forma. “A OAB está ao lado de vocês. Por isso, nos acompanhe, conheçam a Ordem e aproveitem os serviços que disponibilizamos para a Classe, como: salas de atendimento, salas de videoconferência, salas de reunião, recepção, peticionamento, scanners, computadores de última geração, internet e muitos outros. Vocês também podem se qualificar através dos cursos ofertados pela Escola Superior da Advocacia que, ao longo dos anos, vem tendo grande destaque e construindo seu nome como referência em qualidade de ensino na área do Direito, promovendo os melhores cursos do estado. Tudo isso está à disposição de vocês para que exerçam a advocacia de forma plena” explicou o Diretor-Tesoureiro.

A Secretária-adjunta da Ordem, Valéria Regino, recepcionou os novos profissionais destacando a importância desse momento. "Esse é um momento ímpar na vida de vocês. Trabalho aqui pela advocacia desde 2016 e quero deixar aqui o nosso convite para que participem da Ordem e ajudem a fortalecer essa Casa, que é de suma importância para a advocacia, para a sociedade e para o Estado Democrático de Direito", ressaltou Valéria Regino.