09 Abril - 2021

CERIMÔNIA DE COMPROMISSO ON-LINE: OAB/MA HABILITA 126 NOVAS ADVOGADAS E ADVOGADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Na semana em que a OAB Maranhão comemora seus 89 anos, foi realizada uma cerimônia de compromisso para habilitar 126 novas advogadas e advogados, que estão à disposição do mercado de trabalho e da população do estado. O evento aconteceu de forma virtual, no dia 08/04, transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube. Ao todo, participaram compromissandos das cidades de São Luís, Açailândia, Balsas, Barreirinhas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos e Santa Inês.

A recepção iniciou com o “Bem-Vindos à Ordem”, momento em que o presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Dihones Diniz, apresenta os principais serviços da Ordem e dá conselhos valiosos aos profissionais em início de carreira. Dessa vez, Dihones Diniz falou sobre algumas ferramentas que os novos advogados e advogadas podem utilizar no mercado de trabalho.

“A advocacia é uma profissão que demanda confiança mútua, tanto de vocês com seus clientes, quanto dos clientes com vocês. Por isso, é necessário estabelecer uma cumplicidade de forma ética, respeitando todos os limites. Uma das dicas que eu deixo é estudar sobre esse tema e buscar formas de exercer essa cumplicidade como, por exemplo, a utilização das redes sociais para conquistar mais espaço”, pontuou Diniz, informando ainda sobre a estrutura oferecida pela OAB, que está à disposição de toda a advocacia maranhense.

Contribuindo com a fala do presidente da CJA, o Diretor-Tesoureiro, Kaio Saraiva, falou da importância dos honorários. “A advocacia não deixa de ser um negócio. Nós vendemos serviço, horas de trabalho. Por isso, é preciso ter ideia de como cobrar essas horas de trabalho, como cobrar para fazer um parecer ou petições iniciais, por exemplo. É difícil mensurar o tempo de duração que se dará um processo. Às vezes achamos que um processo será simples, mas depois percebemos que não é. É preciso analisar que o escritório tem um custo, a vida de vocês, por si só, tem um custo. E todos esses pontos devem ser levados em consideração no momento de pensar a remuneração do processo”, explicou Saraiva.

Após o “Bem-vindos à Ordem", o presidente Thiago Diaz cumprimentou os compromissandos. “É um prazer receber cada um de vocês na Ordem dos Advogados do Brasil. Saibam que a Seccional Maranhense tem buscado trabalhar em prol da advocacia e da sociedade. E em prol, sobretudo, da jovem advocacia, que tanto precisa de estrutura, apoio e defesa de prerrogativas. Contem com a OAB na luta pela valorização da Classe e pela defesa de cada cidadão”, iniciou o presidente Thiago Diaz.

A Cerimônia deu seguimento com o juramento da classe jurídica, seguida pela leitura nominal dos compromissandos e do discurso do orador do dia, Lucas Costa Vieira, abordando sobre a trajetória dos estudantes de direito e da importância da advocacia para toda a sociedade. Houve ainda uma homenagem conduzida pelo jovem advogado Gerson Costa Trindade, que fez uma reflexão, de forma emocionada, sobre o atual momento da pandemia e suas consequências, trazendo um alerta para todos os participantes da cerimônia e abrindo relatos pessoais que aconteceram com pessoas próximas a ele nos últimos dias em decorrência da Covid-19.

A fala de Gerson causou emoção aos compromissandos e à toda Diretoria da OAB, que também realizou considerações sobre o difícil momento pandêmico vivido no Brasil, principalmente em relação ao número de mortes cada vez mais crescente. Além disso, Thiago Diaz comentou sobre como a Seccional Maranhense tem trabalhado para diminuir os efeitos dessa crise sanitária, principalmente aos impactos causados à advocacia.

“O momento é de reflexão. Mais do que nunca, nós precisamos uns dos outros. A ideia de amar ao próximo, da solidariedade, nunca precisou ser tão presente. É hora de deixar as diferenças de lado e focarmos no que temos de igual. Todos nós queremos superar essa crise sanitária, econômica, política e institucional. Todos nós queremos dias melhores. E não podemos deixar de fazer essa reflexão. Mas não podemos deixar de dizer, também, que temos perspectivas de dias melhores dentro da advocacia. É por isso que a OAB Maranhão está trabalhando incansavelmente para garantir alternativas que atenuem os efeitos da pandemia, principalmente no que diz respeito às dificuldades econômicas e financeiras, como antecipar o desconto da jovem advocacia no momento de inscrição, além da instalação de novas estruturas para contribuir com o exercício profissional da Classe”, expressou Diaz.

O Diretor-Tesoureiro, Kaio Saraiva, também aproveitou para deixar uma mensagem de estímulo aos novos advogados e advogadas. “Se a OAB Maranhão é hoje uma instituição forte, é porque foi construída, ao longo de 89 anos, por valorosos advogados e advogadas. Por isso, façam parte da instituição e venham compor a nossa Casa. Este momento representa o fechamento de um ciclo. Agora, vocês passam a ser advogadas e advogados, profissionais. Vivam as oportunidades de hoje. Na advocacia, a palavra tem um valor inigualável. E o principal defensor das prerrogativas do advogado é ele próprio. Conheçam a Ordem, acompanhem a advocacia nas redes sociais e esteja conosco, pois a advocacia e a Ordem andam juntas”, finalizou Saraiva.

Participaram da solenidade: o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz; a Secretária-Geral, Ananda Farias; o Diretor-Tesoureiro, Kaio Saraiva; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dihones Muniz; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Felipe Vidigal; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Sá, e a Conselheira Seccional, Francisca Meire.