16 Março - 2018

CENTENAS DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES PARTICIPARAM DO I ENCONTRO DE ADVOGADAS DO MARANHÃO, PROMOVIDO PELA OAB/MA

Uma plateia numerosa, formada em sua maioria por advogadas e estudantes de Direito, marcou presença no I Encontro de Advogadas do Maranhão, promovido pela OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA). Durante a tarde e parte da noite dessa quinta-feira (15), o auditório do Hotel Pestana, no Calhau, foi palco de várias discussões não apenas sobre aspectos do mercado de trabalho para profissionais de advocacia, mas também do papel da mulher na sociedade.

O Encontro ocorreu um dia após a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), executada com nove tiros na noite de quarta-feira (14). A morte da parlamentar, que causou comoção em todo o país, foi lembrada logo na abertura do evento, quando os presentes fizeram um minuto de silêncio em sua memória. Após a execução do Hino Nacional e do Maranhão, foi realizada uma apresentação teatral do Grupo Improviso, com a participação de algumas integrantes da OAB Maranhão, como a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Ana Karolina de Carvalho Nunes.

Houve ainda homenagens a quatro advogadas com relevante papel na OAB Maranhão: Vivian Bauer, presidente da Comissão do Direito da Família e vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; Rosimeire Freitas Barros, ex-secretária adjunta da CAAMA; Lígia César de Oliveira Santana, ex-conselheira da OAB/MA e a primeira presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; e Terezinha Marques, ex-vice-presidente da CAAMA. Elas receberam as homenagens das mãos da presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Ananda Farias.

 Palestras

A advogada Laina Crisostomo Sousa de Queiroz apresentou a primeira palestra da tarde discutindo o tema “Mulheres na Política – Precisamos Falar”. Usando um tom informal, a fundadora da ONG Tamo Juntas defendeu a inserção da mulher em todos os setores da sociedade. “Mais do que falar é preciso denunciar esses absurdos que relegam a mulher ao segundo plano em todos os âmbitos. Precisamos passar por um processo de desconstrução dessa imagem e entender que somos todas capazes”, destacou.   

Mais voltada para o mercado de trabalho, a segunda palestra do Encontro, intitulada “Como projetar sua marca jurídica online”, foi ministrada pela empreendedora, relações públicas e especialista em Marketing Daniela Mascarenhas. Ela deu orientações ao público presente sobre como desenvolver estratégias e ações práticas de marketing jurídico no meio digital, sem deixar de lado o Código de Ética do Advogado. “São mais de 1 milhão de advogados no Brasil, e o profissional, além do conhecimento jurídico, tem a obrigação de desenvolver mais técnicas para gerir um bom negócio. Ele precisa entender como funciona o empreendedorismo jurídico online, entender como absorver os novos nichos de mercados”, comentou.

A terceira palestra da programação também mostrou estratégias que auxiliam no dia a dia dos profissionais de advocacia. A advogada Danielle Alves falou sobre “Ferramentas de Gestão para Advogados”. Encerrando a programação, a advogada Marielle dos Santos Brito, diretora da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF, destacou aspectos que devem ser levados em consideração por quem quer empreender na advocacia. “O caminho a ser trilhado por um empreendedor, seja ele de qualquer ramo, é muito difícil. Então, não é só difícil para o advogado, é difícil para todo mundo. Você tem que ter em mente que o sucesso virá a longo prazo”, ressaltou.   

 

 

 

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.