10 Setembro - 2023

CARAVANA DE PRERROGATIVAS DO CONSELHO FEDERAL UNE FORÇAS COM A OAB/MA PARA GARANTIR OS DIREITOS DA SOCIEDADE E FORTALECER A ADVOCACIA MARANHENSE

A Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil volta a desenvolver importante ação de fortalecimento das Prerrogativas da classe. Nesta segunda, 11 de setembro, o presidente Kaio Saraiva e a advocacia maranhense recebem a Caravana de Prerrogativas 2023, uma ação do projeto Mais Prerrogativas pelo Brasil promovido pelo Conselho Federal da OAB. Juntos desenvolverão ações para a reafirmação e garantia do pleno exercício de cada advogada e advogado no Maranhão.

Na agenda da Caravana das Prerrogativas: trabalhos junto à Unidade Prisional de Pedrinhas, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária.  Como parte da programação, será realizado o evento 'Diálogos sobre Prerrogativas', que contará com as palestras ‘PRERROGATIVAS NA PRÁTICA’, ministrada pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, e ‘PRERROGATIVAS DA MULHER ADVOGADA’, que será ministrada pela vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço.

A missão da Caravana de Prerrogativas reforça as diretrizes adotadas pela atual gestão. “Além da luta pela garantia dos direitos e da livre atuação da advocacia, cada trabalho desenvolvido nas Seccionais da Ordem pelo país prioriza também a interiorização da OAB, reforçando os objetivos da nossa gestão para advocacia maranhense”, afirmou o presidente Kaio Saraiva. “Não existe advogado de primeira ou de segunda classe. Todos devemos contar com a Ordem em nossa defesa, nos mais distantes rincões do país", afirmou Beto Simonetti.

Entre outros objetivos da Caravana estão: levar informação aos advogados quanto aos direitos assegurados à profissão para que a classe possa repelir qualquer desrespeito e reunir dados para a construção de um Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas como instrumento para coibir excessos contra a classe, além de um novo Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia como instrumento para ampliar a proteção ao advogado, a partir da atuação coordenada de todo o Sistema OAB.

 

A Caravana reforça a presença do Conselho Federal e da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas em todas as 27 seccionais com um olhar sempre voltado para o aprimoramento institucional visando à defesa das prerrogativas em qualquer lugar desse país. “A força da Caravana representa isso: a união do Sistema Nacional de Defesa de Prerrogativas", explicou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

No Maranhão, os trabalhos serão coordenados pela presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia, Sandra Macedo. Por meio de seus integrantes e com total apoio da diretoria da OAB/MA, a Comissão desenvolve ações que contabilizam conquistas importantes. Entre elas estão: realização de três desagravos no Estado, estruturação para a Comissão trabalhar, além da profissionalização dos seus integrantes e a instalação de diversos procedimentos que garantem o pleno exercício da advocacia.

Sobre as Prerrogativas:

As prerrogativas do advogado são os direitos mínimos com os quais os operadores do Direito contam para exercer a profissão. Estão previstas na Constituição, em seu art. 133, no Estatuto da OAB (Lei 8.906/1994) e no Código de Ética e Disciplina da OAB.

As principais prerrogativas dos advogados e o impacto para a sociedade:

  1. Inexistência de hierarquia entre Advogados, Magistrados e membros do MP
  2. Inviolabilidade do escritório e local de trabalho
  3. Comunicar-se com seus clientes reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se encontrarem detidos
  4. Ingressar livremente em salas de sessões, salas de audiência, cartório, delegacias, ou outro local.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.