06 Outubro - 2021

CAMPANHA AUTODECLARE-SE: OAB MARANHÃO ABRE CAMPO PARA AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS FORMULÁRIOS DA ADVOCACIA

Em busca de traçar estratégias de combate ao racismo estrutural e institucional a partir da produção de dados concretos indicando o perfil racial da advocacia, a OAB Maranhão, em parceria com a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, incluiu um campo de autodeclaração de raça nos formulários de inscrição e atualização cadastral das advogadas, advogados, estagiárias e estagiários no Estado.

Essa é uma movimentação nacional que está acontecendo em todas as Seccionais do Brasil de forma gradativa, impulsionada pelo Conselho Federal. No Maranhão, o requerimento solicitando a inclusão do campo foi feito pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial, em julho de 2021, logo quando a Comissão foi criada. E para conscientizar a advocacia sobre a importância da autodeclaração, a Ordem Maranhense lança a campanha “Autodeclare-se”.

“A partir do momento em que houve a decisão de cotas raciais nas Eleições da OAB, foi despertada a necessidade de nos autodeclararmos pretos, pardos, brancos, amarelos e índios para que saibamos quem é a advocacia do Maranhão. Nós entendemos que, mesmo após a abolição da escravidão, vivemos em um ciclo de efeitos discriminatórios, seja nos setores da economia ou nos demais espaços da sociedade”, explicou a vice-presisente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/MA, Caroline Caetano.

Com os dados, será possível mapear as necessidades da advocacia e desenvolver ações afirmativas dentro da categoria. “Sabendo a quantidade de advogadas e advogados negros, negras, índios e índias, conseguiremos desenvolver ações para que essas pessoas desenvolvam sentimento de pertencimento na Ordem Maranhense”, acrescentou Caetano.

Para atualizar seus dados, é super rápido, fácil e pode ser feito de onde você estiver de forma virtual. Basta acessar a área “serviços ouvidoria” no site da OAB Maranhão, no campo de atualização cadastral através do link: http://www.oabma.org.br/servicos/atualizacao_cadastral e indicar qual a raça que você se identifica: branca, negra, amarela, parda e indígena. O campo será atualizado instantaneamente.

Abrace a campanha e faça parte desse momento de reparação histórica!