14 Março - 2024

ADVOGADAS REPRESENTAM A OAB MARANHÃO NA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA MULHER ADVOGADA

Além da participação de centenas de advogadas maranhenses na 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que se realiza em Curitiba (PR), nos dias 14 e 15 de março de 2024, a OAB/MA está sendo representada com a participação de 05 advogadas como palestrantes.

O evento, que é realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), apresenta como temática "Evolução e Protagonismo".

A Vice-presidente, Tatiana Costa, as Conselheiras Federais, Ana Karolina Carvalho Nunes, Cacilda Martins e Fernanda Beatriz Almeida Castro são presenças confirmadas no debate sobre as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

“Importante que as advogadas do Maranhão levem e posicionem a situação da profissional do estado para que juntas, com outras mulheres de todo o país, possam trocar experiências, acolher, ouvir, e irem para além disso, celebrar conquistas e avançar em novos caminhos”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Ao longo dos dois dias de encontro, os presentes participam de debates sobre prerrogativas da mulher advogada, advocacia com perspectiva de gênero, comunicação persuasiva, marketing jurídico, saúde emocional, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio e ética, maternidade e advocacia, violência obstétrica, liderança interseccional, lawfare de gênero, Tribunais Superiores, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, dentre outros.

A presidente da CNMA, Cristiane Damasceno, explica que o evento é pensado para celebrar as mulheres advogadas, hoje mais da metade do total de advogados do país. É também, segundo ela, um ambiente para pensar questões específicas e avançar em direção à igualdade de gênero.

Para a Vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, "a Conferência Nacional da Mulher Advogada será um espaço em que poderemos trocar experiências, nos acolher e ouvir, consolidar entendimentos e avançar nessas conquistas, refletindo sobre os passos dados até aqui e os que queremos dar a partir de agora", afirma.

Ocorrem, ainda, oficinas de diferentes temáticas, como fotografia e vídeo profissionais, tribunal do júri, o uso da inteligência artificial na advocacia, sustentação oral e oratória, media training, precificação de honorários, gestão financeira.