03 Abril - 2024

OAB/MA LANÇA CAMPANHA PARA COMBATER NOVA MODALIDADE DE GOLPE QUE TRAZ PREJUÍZOS À SOCIEDADE

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, anunciou o lançamento de uma campanha institucional que combate golpistas que se passam por advogados e advogadas. A fraude é realizada principalmente pelas redes sociais, por meio do WhatsApp, no qual os golpistas se passam por profissionais da advocacia solicitando liberação das custas processuais.

“Assim como tem a fraude do Pix no WhatsApp, tem o golpe que é caracterizado pela pessoa que se passa por um advogado/advogada, utilizando a foto do profissional e o número de telefone, para solicitar pagamento por meio de boletos bancários”, explicou o presidente Kaio Saraiva. “É importante que as pessoas estejam atentas e confirmem com seus advogados e advogadas se realmente a solicitação de pagamento procede”, complementou.

A OAB/MA tem coibido e denunciado, por meio de campanhas educativas e diligências por todo o Maranhão, ações fraudulentas como o golpe do WhatsApp. Desde 2023, a Seccional Maranhense mantém a campanha intitulada "Advogada e advogado têm rosto, nome e OAB". Uma atividade que combate o exercício ilegal da profissão com resultados visíveis; seis falsos advogados foram presos após denúncias e encaminhados quatro pedidos de abertura de inquéritos à autoridade policial.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.