09 Abril - 2024

KAIO SARAIVA REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM A CLASSE NA ABERTURA DA X CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ADVOCACIA

O compromisso com a advocacia maranhense foi o foco do discurso do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, na abertura da X Conferência Estadual da Advocacia Maranhense. Na presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foi garantida, assim como tem sido ao longo da gestão, a presença forte da instituição, por todo o Estado, ao lado de cada advogada e advogado.

“Cumprimos aquela que é a missão mais importante da instituição OAB/MA, que é a valorização, a defesa das Prerrogativas em alto e bom som, pelas ruas das cidades do interior e da capital”, afirmou o presidente Kaio Saraiva para a plateia da X Conferência Estadual da Advocacia Maranhense.

Outro tópico abordado pelo presidente da OAB/MA foi também sobre a importância da Advocacia se manter altiva e eficiente. “A advocacia é a voz daquele que mais necessita, e é através de nós que são apontados os problemas e o que está errado. Representamos a advocacia, representamos o cidadão, mas também representamos a democracia”, finalizou Kaio Saraiva.

O combate aqueles que se expressam como a advocacia predatória, caracterizada pelo ajuizamento de um grande volume de demandas por um mesmo advogado ou escritório de advocacia, com pedidos similares, contendo narrativas genéricas, desprovidas de provas e com a intenção de obter importâncias indevidas, que muitas vezes sequer são repassadas ao autor da ação. “Não devemos tolerar esse tipo de abordagem à nossa classe, pois, os bons profissionais acabam desprestigiados por poucos. Vamos combater esse tipo de advocatícia”, afirmou.

O discurso do presidente Kaio Saraiva trouxe alguns dos temas abordados durante a X Conferência Estadual da Advocacia Maranhense intitulada "Desenvolvimento, Cidadania e Direito Digital". “É fundamental a advocacia acompanhar os avanços sociais e tecnológicos, mas a tecnologia não deve dificultar o exercício pleno da advocacia, não deve resultar no comprometimento dos direitos fundamentais à defesa e ao acesso à Justiça”.