27 Março - 2024

Atuação da OAB/MA: em Barra do Corda falso advogado foi preso após denúncia

No trabalho de combate ao exercício ilegal da advocacia mais um falso advogado foi preso em Barra do Corda. A ação integra a campanha da OAB/MA intitulada "Advogada e advogado têm rosto, nome e OAB", lançada pela Seccional Maranhense em 2023.

Desde ontem, a Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia está em diligência pelo interior do Maranhão. Na ocasião, uma falsa advogada foi presa em Grajaú, hoje foi mais uma pessoa presa em Barra do Corda.

De 2023 até agora, a Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia da OAB/MA já denunciou seis falsos advogados que resultou em prisões e quatro pedidos de abertura de inquéritos enviados às autoridades policiais.

“Seguiremos firmes e atuantes no combate ao exercício ilegal. Não podemos deixar que esses oportunistas ocupem os espaços daqueles que se dedicam e têm o comprometimento pessoal e profissional. É preciso que a classe esteja unida pela luta e valorização de cada advogada e advogado”, disse o presidente Kaio Saraiva.

O presidente da Comissão de Barra do Corda, Fernando Lima Sousa, destacou a importância do trabalho da diligência da Ordem. "Estratégica essa presença institucional da Ordem, protege tanto o profissional quanto a sociedade”, afirmou.

“É impressionante o quanto essas pessoas estão à vontade para a prática do exercício ilegal da profissão. É por isso que estamos cada dia mais presente, junto à advocacia e às autoridades policiais para retirar esses falsos advogados do mercado”, disse o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes.

São inúmeras as ações de valorização da OAB/MA junto à advocacia maranhense nas mais diversas áreas: qualificação, valorização da classe, fortalecimento das Prerrogativas, espaço para Mulher Advogada, acolhida à Jovem Advocacia entre outros.