05/09/2023

São Luís: 411 Anos de História e a Significativa Contribuição Afro-Brasileira

Autor: Erika Verde Conceição Travassos - Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Palestrante, Escritora, Autora de Artigos e Livros

Como advogada e membro da Comissão da Verdade Negra da OAB-MA, é uma honra e uma responsabilidade abordar a cidade de São Luís em seu 411º aniversário. Neste contexto, é essencial destacar não apenas a celebração da história da cidade, mas também a profunda contribuição afro-brasileira que moldou a sua identidade cultural.

Fundada em 8 de setembro de 1612, São Luís é uma cidade cuja história está intrinsicamente ligada à sua diversidade cultural.

Diferentemente de muitas outras cidades brasileiras, São Luís foi colonizada por pessoas pretas, notadamente afrodescendentes, que trouxeram consigo não apenas suas tradições culturais, mas também suas experiências.

A Contribuição Afro-Brasileira em São Luís

A contribuição afro-brasileira para São Luís é evidente em muitos aspectos da vida cotidiana, desde a música até a culinária e a religião. A cidade é um caldeirão de culturas onde o sincretismo religioso é visível na celebração do Tambor de Crioula, uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve música, dança e espiritualidade.

A culinária maranhense é igualmente influenciada pela herança africana, com pratos como o arroz de cuxá e a feijoada maranhense que combinam ingredientes locais com técnicas culinárias trazidas pelos africanos escravizados. Além disso, festas populares como o Bumba-Meu-Boi incorporam elementos africanos e indígenas em suas apresentações coloridas e cheias de vida.

Os Museus do Reggae e do Tambor de Crioula: Tesouros Culturais Afro

O Museu do Reggae é um espaço que celebra a conexão única entre São Luís e a música jamaicana. O reggae é um gênero musical que ecoa em toda a cidade, sendo uma poderosa forma de resistência cultural. Este museu oferece uma imersão na história e na influência do reggae, destacando como essa música promove a igualdade racial e a justiça social.

O Museu do Tambor de Crioula é outra joia que não pode ser ignorada. Aqui, você terá a oportunidade de mergulhar na tradição afro-brasileira do Tambor de Crioula. As apresentações cativantes de dança, música e canto celebram a riqueza da cultura negra e reforçam os laços com a herança africana.

Ao longo de seus 411 anos de existência, São Luís tem sido enriquecida pelas contribuições culturais, religiosas e sociais da comunidade afrodescendente, que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural da cidade. Essas contribuições continuam a moldar e enriquecer a vida cotidiana e a herança cultural de São Luís.

Enquanto celebramos mais um ano da cidade, comprometemo-nos a continuar a luta pela igualdade racial e pela justiça social, inspirados pela resiliência daqueles que moldaram e continuam a moldar esta cidade única.

Parabéns, São Luís, por quatro séculos de história vibrante e inspiradora! Que os próximos anos continuem a ser marcados por avanços significativos em direção a uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

 Por: Erika Verde Conceição Travassos

OAB/MA 15.840

Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Palestrante, Escritora, Autora de Artigos e Livros.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.