03 Abril - 2025

OAB/MA EMPOSSA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO TED JUNTAMENTE COM SUA DIRETORIA

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, empossou a diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina. A gestão, mais uma vez, faz história ao conduzir para o cargo de presidente do TED uma mulher. A advogada e Conselheira Estadual, Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino, foi aprovada por aclamação pelo Conselho Seccional da OAB/MA. Na ocasião, 36 novos integrantes foram empossados, sendo 20 reconduzidos, no Tribunal para a gestão 2025/2027.

“A meta é tornar a Ordem cada vez mais inclusiva com a participação efetiva de mulheres em diversos espaços da instituição. Estamos avançando, desde a paridade, garantindo a presença das mulheres em 50% dos quadros da OAB/MA, com ações permanentes de combate à violência contra a mulher e valorização da advogada”, disse Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA.

A presidente do TED, advogada Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino, apresentou os integrantes e falou sobre a responsabilidade assumida. “Gratidão por esse momento. Firmo o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios éticos fundamentais que regem a advocacia brasileira no Estado do Maranhão, no respeito pela Constituição e pela Lei, sempre no intuito de participar na evolução de uma sociedade mais justa e assente na dignidade humana”, afirmou.

Sobre o TED

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) é um órgão encarregado de fornecer orientação e aconselhamento relacionado à ética profissional. Conforme o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), sua atribuição inclui também a condução e julgamento de processos disciplinares, seguindo as diretrizes do Estatuto e do Regulamento Geral, promovendo a responsabilidade profissional e mantendo a integridade da advocacia. Sua atuação assegura a confiança pública e a ética na prática jurídica.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.