12 Janeiro - 2022

OAB MARANHÃO E CAAMA REALIZAM MAIS DE 2.500 TESTES GRATUITOS DE COVID-19 PARA A ADVOCACIA E POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS

Preocupadas com o crescimento do número de casos de coronavírus e gripe em São Luís, a Ordem Maranhense e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão promoveram uma campanha de testagem de Covid-19 destinada à advocacia e à população da cidade. A ação aconteceu na sede da Seccional e no Terminal de Integração Distrito Industrial ao longo das primeiras semanas de 2022. No total, foram feitos 2.539 testes gratuitos, adquiridos por meio de parceria entre a OAB e a Prefeitura de São Luís.

“Nosso Estado passa por um momento extremamente delicado e desafiador. Por isso, logo na primeira semana de 2022, iniciamos uma campanha de testagem de Covid-19 em prol da saúde da advocacia, de seus familiares, dos funcionários e também da população de São Luís. Nós, da OAB Maranhão e da CAAMA, seguiremos fazendo a nossa parte. Agradecemos à Prefeitura de São Luís pela parceria com a Ordem no combate à pandemia”, pontuou o presidente da Seccional, Kaio Saraiva.

A primeira parte da ação iniciou no Terminal de Integração Distrito Industrial durante os dias 4 a 7 de janeiro. Os testes foram disponibilizados para toda a população, bastando apresentar a carteira de identidade. Ao todo, 477 pessoas foram testadas. Destas, 61 testaram positivo e 416 testaram negativo.

Já na sede da OAB Maranhão, a testagem foi voltada para a advocacia, seus dependentes e funcionários da Casa, nos dias 7, 8, 10 e 12 de janeiro, seguindo dois formatos: individual (na área de entrada da OAB/MA) e por meio de Drive-Thru. 2.062 advogadas e advogados compareceram à Ordem para garantir o teste, resultando em 454 positivos e 1608 negativos.

Adquiridos por meio de parceria entre a OAB/MA e a Prefeitura de São Luís, os testes utilizados são do tipo Panbio™️ COVID-19 Ag da Abbott para a pesquisa de antígenos que indiquem infecção de coronavírus e foram disponibilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Município de São Luís (LACEM-SL).

Com o resultado da testagem, é possível contribuir para a diminuição da propagação do vírus, pois oportuniza a identificação do transmissor e o isolamento oportuno. Por isso, a Ordem seguirá atenta ao cenário e buscando formas de prestar apoio à saúde da Classe e da sociedade.

“A parceria entre as instituições pelo combate à pandemia é de extrema importância para a população. E o apoio da OAB foi essencial para somar nessa luta. A testagem se faz necessária para termos um panorama da manifestação do coronavírus em São Luís e deve ser realizada por todos, tanto quem está com sintomas gripais quanto quem não está”, pontuou o diretor do LACEM, Luiz Fernando Ramos.