23 Maio - 2022

COMISSÕES DA OAB/MA INTEGRAM AÇÃO SOCIAL VOLTADA ÀS MULHERES E MÃES DE AUTISTAS DO MARANHÃO

Cumprindo, mais uma vez, o seu papel social, a OAB Maranhão, por meio das Comissões dos Direitos das Pessoas Autistas, de Direito à Saúde e de Direito das Famílias, integrou o evento "Dia de Todas as Mães Atípicas do Maranhão", realizado no último sábado, 21/05, na Igreja Menino Jesus de Praga (Cohama). Na ocasião, as Comissões prestaram orientação jurídica e fizeram a entrega de kits de higiene e alimentos para as mães da Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Maranhão (AMMAR).

A iniciativa foi da AMMAR e teve o total apoio da Ordem Maranhense, que auxiliou a campanha "Mês de Todas as Mães", ao longo de todo o mês de maio, com incentivo à arrecadação de kits de higiene destinados às participantes da ação. A programação também contou com atividades de saúde, beleza e diversas ações de recreação infantil.

Só no Brasil, há 2.000.000 de autistas. Por isso, a Seccional Maranhense está cada vez mais engajada na causa, buscando promover debates sobre as demandas e ações voltadas para a saúde, educação e todos os direitos que amparam os autistas, além de viabilizar o diálogo entre familiares e o poder público.

Foi prestando esse amparo que a Comissão de Direito à Saúde, após ouvir os anseios da presidente da AMMAR, Jaciara Frazão, se prontificou em ajudar e dar visibilidade a um aspecto social importante: a ausência de rede de apoio das mães com filhos autistas.

De acordo com dados da OMS, 78% dos pais abandonam as mães antes que os filhos com TEA completem 05 anos de idade. Essas mães ficam sobrecarregadas, com acúmulo de função e sem tempo para o autocuidado.

“Acredito que o evento foi de grande valia para essas mulheres, tanto para cuidados psicológicos/físicos quanto para receber afeto, pois além de atendimentos voltados para a saúde e a entrega de kits femininos de higiene, receberam mãos amigas da OAB/MA. Todos que participaram, se não tinham o olhar mais acurado para essas mulheres, após o evento, passaram a ter”, pontuou a vice-presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB Maranhão, Katherine Duarte Guimarães.

Somando forças à ação, a Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas participou do evento por meio da prestação de orientação jurídica e de rodas de conversa. “Nós realizamos uma roda de conversa para esclarecer todos os direitos das pessoas autistas, promovendo diversas orientações com mães e pais com temáticas de natureza jurídica e social. Esclarecemos ainda dúvidas sobre o direito do consumidor, previdenciário, assistência social, psicopedagogia, com o intuito de informar e fomentar o debate sobre políticas públicas e direitos das pessoas autistas e todos os seus familiares”, comunicou a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da Seccional, Ana Karina Cunha da Silva.

Também presente no evento, a Comissão de Direito das Famílias destacou a importância da ação. “Para nós, da Comissão de Direito das Famílias, foi importante e especial poder participar da ação promovida pela Comissão de Direito à Saúde e de Direito dos Autistas. Nós já trabalhávamos em prol dessa bandeira, pois possuímos mães advogadas de autistas como membras. Poder contribuir nessa ação, ainda mais em uma data tão importante, foi gratificante, pois todas as mães precisam se sentir acolhidas! E esse é nosso papel como Comissão de Direito das Famílias”, expressou a representante da Comissão de Direito das Famílias, a advogada Alynna Almeida.

Em gratidão às contribuições da OAB, a Coordenadora Pedagógica da AMMAR, Miriam Rodrigues, pontuou a relevância de instituições como a Ordem somarem com a causa. “Nós, enquanto Associação de Mães, temos muitas dificuldades em conseguir políticas públicas. E é de suma importância a participação da OAB nesta ação. Até mesmo por conta do alicerce que a gente precisa. Nós precisamos de orientação jurídica, saber até onde podemos ir e conhecer nosso campo de possibilidades. Por isso, somos muito gratos pelo acolhimento que recebemos da OAB, que este seja apenas o primeiro de inúmeros projetos que possamos fazer juntos”, agradeceu a Coordenadora.