18 Outubro - 2016

Representantes da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB-MA visitaram o navio veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil

A embarcação foi construída em comemoração aos 500 anos do Brasil

Uma visita pra lá de especial fizeram os representantes da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro (CDMPA) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão, às instalações do navio veleiro Cisne Branco, que passou por São Luís a serviço da Marinha do Brasil. O convite, que partiu do comandante do 4º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert, reforça as parcerias propositivas que a Comissão da OAB-MA tem mantido com o atores do setor portuário nacional. 

As advogadas Fernanda Mendonça, secretária geral da CDMPA, e Samara Soares, representaram a Comissão e conheceram um pouco mais sobre o projeto que envolve o navio veleiro Cisne Branco. A embarcação, por meio de sua tripulação, desempenha funções diplomáticas e de relações públicas. A proposta do trabalho dos integrantes da Marinha no Cisne Branco é  representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, além de incentivar nos jovens, pais e professores, o interesse pelos assuntos ligados ao poder Naval e Marítimo, “Amazônia Azul” e História Naval do Brasil.

De uma beleza impar, a embarcação, que esteve aberta à visitação do  público de São Luís no período de 13 a 17 de outubro, trouxe em seu interior exposição que reuniu diversos objetos de arte como; tela retratando o navio Escola Benjamin Constant, réplica da Nossa Senhora da Boa Esperança (Santa associada ao mar e à proteção dos marinheiros), quadro do Brigue Pirajá, maquete do navio, vitral em que aparece o Cisne Branco navegando na Baía de Guanabara , no Rio de Janeiro, entre outros atrativos.

 

Sobre o navio veleiro Cisne Branco:

É um navio veleiro da Marinha do Brasil, conhecido como “embaixada flutuante”. Foi construído em Damen Shipyard (Amsterdã), encomendado para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. É a terceira embarcação e o segundo veleiro a assumir esse nome na Armada Brasileira em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira. A viagem inaugural da embarcação ocorreu em 09/03/2000.  

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.